69 mil quilos de alimentos e água são arrecadadas no Réveillon da Solidariedade

2 de janeiro de 2013 - 14:48

O primeiro dia útil de 2013 será celebrado com mais festa no Interior do Estado. Cerca de 69 mil  quilos de alimentos e água potável começam a ser entregues a partir desta quarta-feira (02) pelo Corpo de Bombeiros, através da Defesa Civil e Cruz Vermelha. A doação feita pelos cearenses e turistas aconteceu durante o Réveillon da Solidariedade, festa realizada pelo Governo do Estado, por meio da Casa Civil, na noite da última segunda-feira (31).  O Governador Cid Gomes realizou a entrega simbólica dos alimentos na manhã desta quarta-feira (02), no Palácio da Abolição. “Neste primeiro dia útil do ano estamos dando sequência ao esforço exitoso de realizar o Réveillon da Solidariedade na Capital. Fizemos dessas festa também um oportunidade de solidariedade para nossos irmãos que vivem naqueles municípios que mais estão sofrendo com a estiagem de 2012, que foi a maior seca registrada dos últimos 40 anos”, explicou Cid Gomes. O Réveillon da Solidariedade contou com o apoio da Coca-Cola, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Oi, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH) e Sistema Verdes Mares.

Além da doação de civis, a iniciativa contou com o apoio Fiec, da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e Indústria de Calçados Ipanema. O montante arrecadado com a doação de civis e empresas vão render cerca de 4.600 básicas que serão destinadas a 21 municípios. Segundo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Neto, os municípios foram selecionados a partir de uma triagem realizada pela Defesa Civil que apontou as cidades mais afetadas. As cestas vão beneficiar famílias de Canindé, Choró, Mombaça, Morada Nova, Santa Quitéria, Boa Viagem, Crateús, Iguatu, Irauçuba, Madalena, Quixeramobim, Tauá, Ibaretama, Independência, Lavras da Mangabeira, Quixadá, Pedra Branca, Sobral, Acopiara, Campos Sales e Tamboril.

donativos2Na ocasião o Governador Cid Gomes lembrou do esforço que o Governo do Estado, com apoio do Governo Federal, está empreendendo no sentido de atenuar os efeitos da estiagem. Ações como a movimentação de carros pipas, que já está atendendo cerca de 133 municípios e deve chegar ao número de 180 municípios, assim como a recuperação e perfuração de poços foram algumas das iniciativas lembradas por ele. “As cheias assim como a seca são duas situações naturais que afetam gravemente a vida dos cearenses. As cheias afetam em um momento mais pontual, ao contrário das secas que começam a degradar lentamente e vai agravando a situação ao longo do ano. Assim aconteceu em 2012 e dezembro já aponta como um mês de quadra chuvosa abaixo da normalidade. Vamos torcer para que o anúncio da quadra chuvosa de 2013 seja bem melhor”, destacou. No próximo dia 21 a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) vai anunciar a previsão de chuvas para esse ano.

Além das ações pontuais durante esse período, o Governo Estadual vem concretizando ações e projetos estruturantes nessa área. Na última sexta-feira (28)  foi feito o anuncio da liberação de R$ 5,6 bilhões em ações estruturantes e de convivência com a seca. A construção da primeira etapa do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que terá investimento de R$ 1,6 bilhão, receberá parte deste investimento. Assim como a conclusão do trecho 5 do Eixão das Águas, com investimento de R$ 333,2 milhões, a construção de sistemas simplificados de abastecimento de água, sistemas de abastecimento de água, construção de cisternas de placas, barragem, adutoras e conclusão da segunda etapa da Estação de Tratamento de Ágia (ETA) Oeste. “O Estado lançou também o Projeto São José III para investimento em sistemas de abastecimento d’água, esgotamento sanitário e projetos produtivos da ordem de R$ 47,7 milhões. Assim como a isenção de pagamento de sementes do Programa Hora de Plantar 2012”, finalizou o secretário do Desenvolvimento Agrário,  Nelson Martins.

A solenidade contou com a presença do vice-governador Domingos Filho; do secretário-chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa, e do secretário do Turismo, Bismarck Maia.

02.01.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)