Vórtice Ciclônico causa chuva fora de época em Fortaleza

26 de outubro de 2012 - 17:21

Fortaleza amanheceu com chuva nesta sexta-feira (26), algo incomum para esta época do ano. De acordo com o meteorologista Paulo José dos Santos, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a precipitação foi causada por um Vórtice Ciclônico de altos níveis atmosféricos, um sistema meteorológico que atua, normalmente em dezembro e janeiro, durante a pré-estação chuvosa no Ceará.

“O Vórtice é uma grande circulação de ventos em altitude superior a 12km. Hoje, essa circulação está acontecendo sobre o Nordeste todo. Esse sistema sempre forma nuvens de chuva nas suas bordas e o litoral do Ceará está sob sua borda superior”, explica o meteorologista.

De acordo com a Funceme choveu em apenas seis municípios, todos na Região Metropolitana de Fortaleza e no Maciço de Baturité. Na Capital, choveu 5,4 milímetros. Em Maracanaú, o maior registro do dia, a precipitação foi de 15,0mm, seguido por Eusébio, com 14,0mm. Em Pacoti, 11,4mm, Guaramiranga 6,4mm e Pacatuba 6,0mm.

 

Previsão

A previsão do tempo para o sábado é de céu variando entre parcialmente nublado e claro, com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea do Ceará. A umidade relativa do ar deve apresentar variação entre 85% a 60%.

 

26.10.2012

Assessoria de Comunicação da Funceme

Guto Castro Neto – 85 3101.1099

comunicacao@funceme.br