Turmas passam por treinamento contra queimadas a partir desta segunda-feira (22)

22 de outubro de 2012 - 16:55

Os focos de incêndio florestal registrados no Parque do Cocó e no Parque Botânico de Caucaia podem causar danos graves e irreversíveis ao ecossistema das unidades de conservação. Pensando na prevenção e no controle desse problema, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) promove, a partir deste mês, uma capacitação para formar uma brigada metropolitana contra incêndios florestais.

Serão duas turmas, compostas por bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), funcionários das unidades de conservação, egressos do sistema penitenciário e comunidade local. O treinamento da primeira turma é entre 22 e 26 de outubro, no Parque Botânico. A segunda rodada de capacitação acontece de 29 de outubro a 2 de novembro, no Parque do Cocó. Os participantes passarão por teste físico e situações reais de combate ao fogo florestal.

Por meio do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), o Conpam fornece equipamentos, alimentação e recursos para viabilizar o treinamento dos brigadistas, que contam também com um helicóptero cedido pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os cursos serão ministrados em parceria com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

SERVIÇO

Previna – Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais.

Para denunciar focos de incêndio florestal, ligue para o Previna: 3101-1245 / 1250 / 1251.

22.10.2012

Assessoria de Comunicação | Conpam

Marcello Soares