UPA 24 horas do Conjunto Ceará e José Walter têm obras iniciadas

19 de outubro de 2012 - 14:22

Mais duas obras de Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) foram iniciadas em Fortaleza, uma no Conjunto Ceará (UPA de porte II) e outra no José Walter (UPA de porte III). As UPAs são classificadas de acordo com a população da região a ser coberta. Para a instalação da UPA de porte II – Conj. Ceará, serão investidos cerca de R$ 2,7 milhões em recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. A Unidade terá capacidade para atender até 200 mil habitantes e contará com 4 médicos, 9 a 12 leitos e atendimento diário de até 300 pacientes. Já para a UPA do José Walter – porte III, o investimento é de cerca de R$ 3,5 milhões e a cobertura será de até 300 mil habitantes, com 6 médicos, 13 a 20 leitos e até 450 atendimentos diários. Com essas Unidades, chega a seis o número de UPAs instaladas em Fortaleza, que já têm em funcionamento na Praia do Futuro, Canindezinho, Messejana e Autran Nunes.

Nas novas Unidades, os moradores, tanto adultos como crianças, receberão atendimento em casos de urgência e emergência. A população terá acesso a serviços de raio X, laboratórios para exames e aparelho de eletrocardiograma, além de atendimento para pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas, primeiro socorro para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. As UPAs terão ainda o funcionamento integrado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ajudando a concretizar a rede de urgência e emergência do Estado.

As UPAs 24 horas fazem parte do compromisso do Governo do Estado em ampliar, qualificar e facilitar o acesso aos serviços de urgência e emergência na capital e no interior. As obras são fiscalizadas pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

19.10.2012

Assessoria de Comunicação do DAE

Carla Brenda (85 3487.8844)