Territórios Digitais implantam 25 novos telecentros

19 de outubro de 2012 - 13:29

O projeto Territórios Digitais continua capacitando Agentes Comunitários de Inclusão Digital do Campo e implantando novas casas digitais no meio rural. Um novo bloco de capacitações teve início dia 8 de outubro e prossegue até 2 de novembro. A ação é desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e das Comunicações.

Nesta fase, serão implantadas 25 novas Casas Digitais, acontecerá também a primeira etapa do Curso Agente Comunitário de Inclusão Digital com cerca de mil moradores de comunidades rurais cearenses nos municípios de Itapipoca, Aracoiaba, Senador Sá, Tejuçuoca, Palmácia, Ibaretama, Senador Pompeu, Meruoca, Jaguaretama, Trairi, Umirim, Aquiraz, Campos Sales, Mauriti, Boa Viagem, Canindé, Quixadá, Sobral, Várzea Alegre e Crateús.

A capacitação dos moradores do Sítio São Francisco, em Sobral, teve início no dia 15 de outubro e  segue até o dia 25. De 21 a 25 deste mês a capacitação será no Assentamento Esperança e Lagoa da Manga, também em Sobral. Esses beneficiários participam da capacitação em Gestão Compartilhada e Informática Básica.

“Com a conclusão deste novo bloco o Ceará contará com 88 Casas Digitais implantadas e capacitação de mais de 3.200 moradores do campo em gestão compartilhada e informática básica”, informou Sandra Bandeira, coordenadora estadual do projeto Território Digitais.

Sandra ressaltou também que as casas digitais do Sítio Mocotó, Sítio Olho D´água e Sítio Baixio Verde, em Várzea Alegre, já receberam as antenas Gesac, de acesso a internet e vão realizar a segunda etapa do curso, referente ao eixo Inclusão na Rede Mundial de Computadores. A capacitação será de 29 de outubro a 2 de novembro. Essas comunidades vão receber também a biblioteca do Programa Arca das Letras e será ministrado o curso de Agente Comunitários de Leitura para voluntários deste programa.

Calendários das capacitações com as Casas Digitais

Etapa I: Gestão Compartilhada e Informática Básica

Até 25 de outubro: Sítio São Francisco –  Sobral
De de 21 a 26 de outubro: Assentamento Esperança Lagoa da Manga – Sobral
De 22 a 27 de outubro: Genipapo-Itapipoca; Vazantes-Aracoiaba, Assucena-Trairi; Bom Futuro-Umirim; Sítio Caiçara-Campos Sales; Boa Ventura-Boa Viagem; Marquetá-Quixeramobim, Assentamento Palmares I-Crateús e Agrovila Barreira-Ibaretama.
De 29 de outubro a 02 de novembro: São Tomé-Itapipoca; Várzea do Mundaú-Tairi; Sítio Purão-Trairi; Palestina-Mauriti; Logradouro I-Canindé.

Etapa II: Inclusão na Rede Mundial de Computadores e Agentes de leitura.

De 29 de outubro a 02 de novembro: Sítio Mocotó, Sítio Olho D´água e Sítio Baixio Verde, Várzea Alegre.

19.10.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Cícero Lacerda (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105)

Twitter: @ImprensaSDA