‘Treze Temático’ reúne pesquisadores na Urca para homenagem a Luiz Gonzaga

16 de outubro de 2012 - 11:37

Continuam as homenagens e estudos relacionados ao legado do rei do baião, Luiz Gonzaga, promovidas pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Esta  terça-feira (16) será dedicada a um dia de debates, com ciclo de palestras, exposição de vídeo, e visitação à Exposição (En)Cantos: Natureza e Cultura do Araripe na Obra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião. O evento vem sendo desenvolvido por meio da Pró-Reitoria de Extensão da Urca, que até o dia 13 de dezembro reúne diversas expressões da arte em comemoração ao centenário do cantor pernambucano.

A programação será aberta às 08 horas, com visitação à exposição e o ciclo de palestras. Participaram das discussões, com o tema ‘Luiz Gonzaga: Leituras teóricas de oito baixos’, os pesquisadores voluntários Israellly Marinho, Emerson Cardoso,Tatiana Araújo, Francisca Ayanny Costa, Roberta Santos e Tiago Nascimento. O debate terá como mediadores os professores Edson Martins e Newton de Castro Pontes, do Departamento de Línguas e Literatura da URCA.

Às 17 horas, haverá a Roda de Conversa “Mapas Imaginados”: Natureza e Cultura do Araripe, na Representação Cartográfica Professor Jörn Seemann. Em seguida, será realizada a entrega do certificado e premiação para as Crianças e Adolescentes das escolas públicas que participaram do Concurso Regional de Mapas do Mundo. O evento acontece no Salão da Terra.

As apresentações artísticas com inspiração na obra de Luiz Gonzaga acontecem às 19 horas, com Tambores do Encantado: “Menestrel do Sol” Homenagem a Luiz Gonzaga pelos alunos da APAE – Crato/CE; e a apresentação do Coral Vozes da Minha Terra, de Brejo Santo, por meio da Secretaria de Ação Social e Educação. O evento será encerrado com o grupo de forró pé-de-serra  Os Caba de Gonzaga (Exu/PE).

O “Treze Temático” faz parte das atividades que vêm sendo desenvolvidas, desde o mês de agosto na URCA, reunindo expressões artísticas e culturais possibilitando ao público uma interação com artistas e grupos populares que tomam a obra do Rei do Baião como referência.

16.10.2012

Assessoria de Imprensa da Urca

Elizângela Santos (urca.imprensa@gmail.com / 88 8812.5525 – 3102.1213)