Eleições 2012: Mais de 13 mil agentes de segurança são mobilizados

5 de outubro de 2012 - 19:36

Mais de 13 mil homens e mulheres que compõem o Sistema de Segurança Pública do Ceará estão mobilizados na “Operação Eleições 2012” a fim de garantir a tranquilidade do pleito neste domingo (07). Um “Centro de Gerenciamento de Comando e Controle das Ações de Segurança” será montado na SSPDS para acompanhar todo o desenrolar das votações e intervir quando necessário. O próprio Secretário da Segurança, Francisco Bezerra, comandará as ações.

“Temos nos debruçado com especial atenção sobre esse tema”, disse o secretário da Segurança, Francisco Bezerra. “Juntamente com os comandantes das vinculadas da SSPDS estamos empenhados em garantir ao povo cearense um pleito tranquilo e dentro do mais absoluto clima de normalidade”, concluiu. As tropas policiais que reforçarão o patrulhamento já estão no Interior do Estado desde a sexta-feira da semana passada (28).

De acordo com o plano “Eleições 2012”, a PM mobilizará 11.474 policiais, sendo 6.013 na Capital e 5.461 no Interior. Já a Polícia Civil empregará 1.106 policiais, sendo 302 em Fortaleza e Região Metropolitana e 764 no Interior. O Corpo de bombeiros terá um efetivo de 688 bombeiros militares e a Perícia Forense disponibilizará 74 servidores. As ações dos policiais serão subsidiadas por levantamentos feitos por agentes da Coordenadoria de Inteligência, que também atuarão diretamente no pleito.

Em comparação com as eleições de 2008, houve um aumento no reforço policial de cerca de quatro mil homens. Na época, a PM havia empregado 7.900 homens. Também serão empregados as três aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas, sendo um na capital e dois no interior.

Delegacias

Todas as delegacias Distritais e Metropolitanas funcionarão no próximo domingo (dia 07). A medida deve-se à “Operação Eleições 2012” desencadeada na Polícia Civil do Estado do Ceará na manhã desta sexta-feira (05.10.12). A operação visa contribuir sobretudo para a harmonia social no transcurso do período eleitoral, seja através da prevenção ou repressão de crimes eleitorais e correlatos.

Devido o pleito eleitoral as delegacias funcionarão das 7 horas às 19 horas. Após esse período, funcionarão as delegacias plantonistas. São elas: 2º (Aldeota), 7º (Pirambu), 11º (Pan Americano), 12º (Conjunto Ceará), 30º (Conjunto São Cristóvão) e 34º (Centro) Distritos Policiais. Já os 10º DP (Antonio Bezerra) e 13º DP (Cidade dos Funcionários) ficam de plantão somente para o registro de Boletins de Ocorrência.

Das Delegacias Especializadas, as delegacias da Criança e do Adolescente, de Defesa da Mulher, de Proteção ao Turista e a Divisão de Homicídios, também funcionarão em regime de plantão. As Delegacias Regionais, Municipais e Unidades Policiais também funcionarão com seus efetivos regulares. Entre elas, Vinte e uma  delegacias receberão reforço policial. O reforço foi direcionado para os municípios de Acopiara, Amontada, Aracati, Catunda, Crateús, Guaraciaba do Norte, Icapuí, Icó, Independência, Ipaumirim, Iracema, Itarema, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Paraipaba, São Luís do Curu, Tabuleiro do Norte, Uruburetama e Tamboril.

Lei Seca

Equipes das polícias Civil e Militar irão realizar blitze itinerantes a partir da zero hora de domingo (7) para fiscalizar o cumprimento da Portaria Nº 2220/2012 que proíbe “a venda, o fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público”. A proibição vigorará da zero hora às 18 horas de domingo (7).

Policiais do Programa Ronda do Quarteirão, do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Batalhão de Choque, Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública, comporão as equipes de fiscalização.

Flagrantes

Para dar suporte às blitze a Polícia Civil do Estado do Ceará montará esquema especial a partir da meia-noite na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para o registro das ocorrências. A DHPP fica na Rua Juvenal de Carvalho, 1125 (na esquina com a Avenida Aguanambi, no Bairro de Fátima).

A portaria foi assinada pelo Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, na terça-feira (02.10) e publicada no Diário Oficial do Estado no dia seguinte. O documento foi enviado no mesmo dia para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Ademar Bezerra.

05.10.2012

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Henrique Silvestre ( henriques.silvestre@gmail.com / 85 3101.6517)