Parceria propicia doação de equipamentos para EEEP de Itaitinga

3 de outubro de 2012 - 18:19

A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Francisco Aristóteles de Sousa, localizada em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) passa a contar a partir desta quinta-feira (04), com equipamentos de última geração para o curso de Manutenção Automotiva. O laboratório foi doado pela empresa Robert Bosch do Brasil, a partir de uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), e o Sistema Sincopeças/Assopeças do Ceará. A solenidade de entrega, que acontece às 09 horas, será na sede da escola com as presenças do secretário executivo da Seduc, Idilvan Alencar, do gerente nacional de equipamentos da Bosch, Clécio Sanches, e do presidente do Sistema Sincopeças/Assopeças, Ranieri Leitão.

As máquinas vão proporcionar aos alunos, na faixa etária de 14 a 17 anos, uma melhor preparação para o mercado de trabalho. A EEEP de Itaitinga é uma das 88 escolas da rede estadual de educação profissional do Ceará. Nestas unidades, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos, e funcionamento em tempo integral, das 07 horas às 17 horas. Dessa forma, os estudantes finalizam a educação básica e aprendem uma profissão. A unidade de ensino tem capacidade para atender 540 alunos e também oferta os cursos de Administração, Logística, Rede de Computadores e Secretaria Escolar.

Durante o terceiro ano, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É nesse momento, que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências individuais, desenvolvidas durante a formação. No caso dos alunos de Manutenção Automotiva, a expectativa dessa parceria é de que o maior número de jovens ingresse no mercado do trabalho. Conforme o presidente do Sistema Sincopeças/Assopeças, no final do curso, os alunos terão estágios e empregos garantidos.

Em 2008, o Governo do Estado do Ceará iniciou a implantação das EEEPs.Até o final da atual gestão, em 2014, o Ceará vai ter um total de 140 escolas, onde o currículo conta com as disciplinas da base comum, ou seja, previstas na grade curricular do ensino médio e as disciplinas relacionadas com cada um dos 51 cursos técnicos desenvolvidos nas escolas.

Há ainda uma parte diversificada com conteúdos voltados para o Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS), bem como, Contexto das Relações do Trabalho (CRT) (metodologia do projeto Com.Dominio Digital, do Instituto Aliança, adaptado especificamente para a EEEP); conteúdos de Empreendedorismo (parceria com o SEBRAE – 80hs/a), metodologia da Aprendizagem Cooperativa no horário de estudo; entre outros.

SERVIÇO:

ENTREGA DE EQUIPAMENTOS DA BOSCH PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Data: 04/10/2012 – Horário: 9 horas
Local: EEEP Prof Fco. Aristóteles de Sousa – Rua Boa Esperança, s/n – Itaitinga

03.10.2012

Assessoria de Comunicação da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br /  85 3101.3972)