Eixão das Águas: Trecho V será concluído até o fim deste ano

3 de outubro de 2012 - 21:26

A tarde desta quarta-feira (03) foi marcada pela inauguração do IV Trecho do Eixão das Águas, realizado em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, pelo governador Cid Gomes e com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. “O Ceará continua pensando grande em termos de recursos hídricos. Temos a meta de concluir a última etapa do Eixão – este em adutora, coberto – até o final do ano. O trecho vai sair do açude Gavião até o Porto do Pecém”, afirmou Cid Gomes. Segundo ele, ao longo de toda história do Ceará foi construída apenas uma estação de tratamento de água, para tratar 10 mil metros cúbicos de água por segundo. “Estamos construindo outra estação para o tratamento de mais cinco mil metros de água por segundo. Hoje existe uma oferta de 1.500 litros por segundo de água bruta para o Pecém. Com a conclusão do Eixão, serão ofertados mais 3.500 litros por segundo”, ressaltou. O Governador reforçou que o trecho inaugurado do Eixão é uma obra que irá beneficiar diretamente a população dos municípios de Cascavel, Pacajus, Horizonte, Itaitinga e Pacatuba, vindo a reforçar os projetos de irrigação ao longo do trecho.

“O Ceará já vinha desenvolvendo há alguns anos construção de barragens e açudes. Acontece que o Estado aprendeu que a água também deveria avançar, ser distribuída. É uma nova forma de gerir os recursos hídricos. O Eixão das Águas é uma realidade. O Castanhão – maior açude público deste país – tinha que ter as suas águas distribuídas”. Essas foram as palavras do ministro Fernando Bezerra em seu discurso durante a solenidade. De acordo com o ministro, “é muito gratificante fazer parceria com Cid Gomes, porque sabemos que as obras saem e os prazos de execução se encurtam”. Fernando Bezerra afirmou que a presidenta Dilma vai investir cerca de R$ 18 bilhões em recursos hídricos para a Região Nordeste, permitir uma estrutura hídrica que comporta desde poços, cisternas, até adutoras e mesmo transposições. O ministro concluiu parabenizando toda a equipe do Ceará pelo esforço e esmero na realização da obra do Eixão.

eixo2No trecho inaugurado foram investidos cerca de R$ 195 milhões, com recursos do Governo Federal,  através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com cerca de R$ 148 milhões, e contrapartida estadual de R$ 47 milhões. O Trecho IV tem cerca de 33,88 km de canais abertos, 2,9 km sifões, 1.075 metros de túneis e um aqueduto de 110 metros que passa sobre o Canal do Trabalhador. Essa etapa complementa os trechos 1, 2 e 3 do Eixão das Águas (o maior eixo de transferência de águas por gravidade) passa pelos municípios de Pacajus, Cascavel, Horizonte, Itaitinga e Pacatuba, que integram a Região Metropolitana de Fortaleza e onde se situa o sistema responsável pelo abastecimento de água da capital cearense, compostos pelos reservatórios Pacajus, Riachão, Pacoti e Gavião.

Eixão das Águas

O Eixão é um conjunto de obras composto por uma estação de bombeamento, canais, adutoras, sifões, e túnel que realiza a transposição das águas do Açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), reforçando o abastecimento, numa extensão de 255 km, inclusive na RMF e Complexo Industrial do Pecém, fazendo a integração das bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana, beneficiando uma população de aproximadamente quatro milhões de habitantes.

1. trecho 1 – Açude Castanhão ao Açude Curral Velho – já inaugurado
2. trecho 2 – Açude Curral Velho à Serra do Felix – já inaugurado
3. trecho 3 – Serra do Felix ao Açude Pacajus – já inaugurado
4. trecho 4 – Açude Pacajus aos Açude Gavião – recém inaugurado
5. trecho 5 – Açude Gavião ao Porto do Pecém – em conclusão

Participaram da solenidade o deputado federal Danilo Forte; o secretário da secretaria dos Recursos Hídricos, Daniel Sanford; o superintendente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Rennys Frota; Francisco Teixeira, secretário da Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Ramon Rodrigues; secretário executivo dos Recursos Hídricos, e Rodrigo Araripe, secretário da Casa Civil de Pacajus, representando o prefeito daquele município.

eixo1

03.10.2012