Refinaria: Petrobras e coreana GS Caltex se reúnem nesta terça-feira (02)

1 de outubro de 2012 - 17:06

As empresas Petrobras e a coreana GS Caltex se reúnem nesta terça-feira (2), às 9 horas, no Palácio da Abolição. O governador Cid Gomes fará a apresentação das duas empresas que poderá gerar em parceria para a construção da Refinaria Premium II do Ceará. “É preciso deixar claro que a definição de parceria é uma decisão exclusiva das empresas. Fui autorizado pela presidente da Petrobras, Graça Foster, a buscar contatos.  A GS Caltex é a segunda mais empresa de refino de petróleo da Coreia do Sul. Como Governador de Estado, farei tudo que estiver ao meu alcance, mas a decisão é da Petrobras”, explica Cid Gomes. Participam da reunião desta terça-feira, o vice-presidente da GS Caltex W.B.Rha, com mais dois técnicos da empresa, e três representantes da Petrobras.

Cid Gomes destaca ainda que durante reunião que teve com a presidente Graça Foster foi reiterada a necessidade da instalação da refinaria no Ceará, já que o Brasil estava exportando petróleo e importando seus derivados e, ao mesmo tempo, vendendo esses derivados por um preço menor do que a sua compra, o que tem gerado prejuízo para a Petrobras. Foster enfatizou ainda, durante a reunião que para uma refinaria ser viável o barril de petróleo deve custar até US$ 38 mil e que os menores custos de refino no petróleo no mundo estão localizados na China, Índia e Coreia do Sul.

O governador Cid Gomes esteve na Coreia do Suil no início de setembro e lá se reuniu com a diretoria da GS Caltex e visitou a refinaria da empresa.

01.10.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898)