Palmácia e Moraújo recebem Unidades Básicas de Saúde da Família

29 de junho de 2012 - 19:29

A população do município de Palmácia, a 74 quilômetros de Fortaleza, passa a receber os serviços de atenção básica em uma nova e moderna unidade. Construída com recursos do Governo do Estado, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), que fica no centro da cidade, será inaugurada neste sábado (30) às 9 horas. Outro município em que a entrega da nova UBSF à população já está marcada é Moraújo, na região Norte, na quarta-feira (04), às 14 horas, com a presença do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

Em Moraújo, a nova unidade fica no bairro Vila Nova. Para a secretária municipal de saúde, Raimara Moreira de Araújo, a UBSF “vai melhorar muito o atendimento para 1.300 famílias, cerca de 4 mil pessoas, tanto na questão do espaço, que é bem maior, como nas condições de acolhimento e de realização dos serviços”. Ela observa que o antigo posto de saúde funcionava em instalações adaptadas, numa cada alugada pela Prefeitura Municipal no centro da cidade. Segundo informou, o antigo posto não será desativado. Servirá de apoio à nova UBSF.

Em estrutura padrão, feita de acordo com padrões sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cada unidade das 150 construídas no interior com recursos do Governo do Estado, tem 211 metros quadrados de área. Além de salas de atendimento médico, da odontologia, da enfermagem, tem na estrutura salas de dispensação de medicamentos, de vacinação e da educação em saúde para orientações às famílias sobre prevenção às diferentes doenças e agravos.

Nas 150 UBSFs, o Estado investiu R$26,6 milhões. Os 150 municípios contemplados cumpriram metas na atenção básica. Apresentaram no ano de 2010 cobertura superior a 70% do programa Saúde da Família, realizaram no mínimo quatro consultas às gestantes e ainda participam dos consórcios públicos de saúde, estratégia utilizada pela Secretaria da Saúde do Estado na gestão compartilhada do custeio das policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas regionais, construídas no governo Cid Gomes para ampliar e qualificar a assistência à saúde no interior do Ceará.

29.06.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)