Cid Gomes inaugura quarta unidade UPA 24h em Fortaleza

28 de junho de 2012 - 12:13

“Eu estou comprometido em fazer, até 2014, com que a rede de saúde do Ceará seja a melhor rede de saúde pública de todos os estados do Brasil. É por isso que estamos investindo na construção de Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, UPAs, Hospitais Regionais, além da universalização do SAMU”. Afirmou o governador Cid Gomes, durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Canindezinho, na noite desta quarta-feira (27). Segundo o Governador, “o objetivo das UPAs é proporcionar um atendimento emergencial mais digno e respeitoso à população. Os equipamentos disponíveis nessas unidades não deixam a desejar para os melhores hospitais de Fortaleza”, comentou.

A nova unidade de saúde 24 horas, construída pelo Governo do Estado, com o apoio do Ministério da Saúde, é do tipo 3, tem 15 leitos e conta com um quadro de 43 médicos para atender casos de urgência e emergência.  Pacientes do Canindezinho e bairros vizinhos com  sintomas de pressão alta, febre, cortes, queimaduras ou que necessitem de socorro com o apoio do serviço de raios-X, laboratório para exames e aparelho de eletrocardiograma, já podem se dirigir à nova UPA do Canindezinho.

A unidade, com 1.300 metros quadrados de área, tem capacidade de atendimento de até 450 pessoas/dia. Para tanto, foram investidos cerca de R$ 5,2 milhões, entre obras e aquisição de equipamentos. Segundo Arruda Bastos, secretário da Saúde do Estado, “esta unidade vai servir para elevar o padrão de saúde da comunidade, já que, a toda hora que chegarem pacientes, estes contarão com uma equipe de pelo menos cinco médicos e quatro enfermeiros de plantão e à disposição. Serão atendidos casos de pequenas e médias complexidades”, disse.

IMG_2095Participaram da solenidade, o vice-governador, Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio; o secretário chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; o ex-governador Ciro Gomes; o deputado federal Chico Lopes; os deputados estaduais Dr. Sarto, Hermínio e Rogério Aguiar; o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira, os vereadores Salmito, Eloi, Antônio Henrique, Magali, Elpídio Nogueira, Plácido, Rogério Pinheiro e o coordenador médico da UPA, Jerônimo Rebouças.

28.06.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)