Curso qualifica profissionais na gestão da saúde bucal

20 de junho de 2012 - 14:19

Diretores dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs regionais) que estão sendo entregues pelo Governo do Estado à população vão se qualificar ainda mais para o exercício das atividades de gestão. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), através da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) inicia nesta sexta-feira (22), o curso de aperfeiçoamento Gestão em Saúde Bucal, com 40 participantes, entre diretores dos CEOs, coordenadores de saúde bucal das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e dos municípios com mas de 100 mil habitantes. O curso, que prossegue até dezembro deste ano, vai qualificar gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para o exercício das funções de gestão em saúde bucal.

A Secretaria da Saúde investe na qualificação dos serviços prestados à população. Por isso o Ceará partiu na frente para a conquista de certificação de padrão de qualidade de serviços odontológicos, com a padronização de protocolos e integração das unidades em uma rede de colaboração entre os CEOs regionais. A expectativa da Superintendência de Apoio à Rede de Unidades da Sesa (SRU) é de que instituição acreditadora realize, ainda este ano, visitas de avaliação a cinco CEOs regionais, que podem resultar nos primeiros serviços odontológicos acreditados no Brasil. Acreditação é o processo que as unidades de saúde utilizam para avaliar e implementar a qualidade dos serviços prestados.

Com o objetivo de garantir o acesso aos serviços especializados em saúde bucal na rede pública, sem custos para os pacientes e na própria região, o Governo do Estado e a Secretaria da Saúde inauguraram os onze CEOs regionais no Crato, Russas, Ubajara, Baturité, Juazeiro do Norte, Sobral, Acaraú, Crateús, Brejo Santo, Itapipoca e Limoeiro do Norte. Outros sete deverão ser inaugurados e entrar em funcionamento até o final do primeiro semestre de 2012. Além de próteses dentárias e ortondontia, os CEOs regionais realizam serviços de periodontia, exodontia e endodontia.

20.06.2012

Assessoria de Imprensa da ESP-CE

(ascom@esp.ce.gov.br / 85 3101.1398)