Hospital César Cals promove a prática da cirurgia segura

19 de junho de 2012 - 13:31

Com mais de quatro mil cirurgias por ano, o Hospital Geral Dr. César Cals busca uma atuação voltada para a segurança do paciente por meio do protocolo que estabelece uma minuciosa verificação para confirmar as informações e ações necessárias para o sucesso dos procedimentos cirúrgicos. Para a realização das cirurgias, as informações sobre o paciente e a intervenção são checadas e confirmadas em um formulário que compreende três fases específicas: antes da anestesia, antes da incisão cirúrgica e antes do paciente deixar a sala de operação.

Essas medidas são essenciais para evitar que contratempos aconteçam e que riscos inerentes ao procedimento cirúrgico sejam evitados. Para o cirurgião do HGCC, Marcos Aurélio Pessoa Barros, as complicações fazem parte das intervenções cirúrgicas, mas, com pequenos cuidados, grandes complicações podem ser evitadas. Por isso, a importância de um hospital terciário de alta complexidade, como o César Cals, adotar essas medidas, qualificando suas equipes cirúrgicas. “O HGCC está inserido nesse projeto mundial da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde para a efetivação da cirurgia segura e com isso, reduzir ainda mais as complicações evitáveis que possam ocorrer”, destaca.

Como fortalecimento dessa prática, o Hospital César Cals promove palestras que abordam sistematicamente a importância da verificação e checagem especificas para as cirurgias. Esse conjunto que forma o checklist cirúrgico contempla, como por exemplo, a identificação do paciente, procedimento, alergias, presença completa dos membros da equipe, profilaxia, revisão de material e, por fim, o registro completo do procedimento, a contagem dos instrumentais cirúrgicos, entre outros.

Nas duas últimas palestras, cerca de 60 profissionais do hospital passaram por uma qualificação específica sobre cirurgia segura, com abordagem e aplicação do checklist. Nos encontros, médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem puderam tirar dúvidas, esclarecer questionamentos sobre o método e aprofundar o conhecimento.

19.06.2012

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge (ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)