Campanha de vacinação contra paralisia infantil será lançada sexta-feira (15)

14 de junho de 2012

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado e Secretaria da Saúde de Fortaleza, lançam nesta sexta-feira (15),  a campanha de vacinação contra a paralisia infantil. O lançamento será às 9 horas na Unidade de Saúde Waldemar Alcântara, na Rua Silveira Filho, 903, bairro Jóquei Clube. A campanha de vacinação vai de 16 de junho, próximo sábado, até o dia 6 de julho. No Ceará, a meta é vacinar  656.647 crianças com menos de cinco anos.

Atingindo a cobertura de 95% indicada pelo Ministério da Saúde, que distribui a vacina para todos os estados, a Secretaria da Saúde do Ceará quer proteger a saúde das crianças e afastar cada vez mais o vírus da poliomielite. No ano passado, a cobertura da primeira etapa da campanha superou os 95%. Chegou a 100,71%. Desde 1988 não é registrado nenhum caso da doença no Estado.

Outras vacinas serão disponibilizadas nas unidades de saúde durante o período da campanha de vacinação contra a paralisia infantil.  Entre elas, as vacinas contra rotavírus, difteria e tétano, hepatite B. No caso da vacina para proteger contra a hepatite B, será intensificada a vacinação na faixa etária até 29 anos.

Na campanha de vacinação, os expressivos números da estrutura correspondem ao objetivo de imunizar todas as crianças com menos de cinco anos onde elas estiverem. Além dos 2.113 postos fixos da vacinação, haverá 22.000 postos volantes. A Sesa avalia que 32 mil profissionais do Estado e dos municípios estarão envolvidos na campanha, principalmente enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e motoristas.

Vacinacao_Tabela

14.06.2012

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 5221)