Cariri recebe o primeiro seminário territorial da SDA

11 de junho de 2012 - 21:43

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inicia a partir desta terça-feira (12), os seminários territoriais nos 13 territórios da cidadania do Ceará para apresentar os projetos que serão executados pela pasta até o final de 2014. O primeiro será na Região do Cariri, a partir das 8h30min, na Escola Agrícola do Crato. O objetivo é discutir como aplicar cada um dos projetos no desenvolvimento sustentável. Os encontros acontecerão até 27 de junho.

O secretário em exercício da SDA, Antônio Amorim, ressaltou a importância dos seminários. “Percebemos que não podemos imaginar o desenvolvimento territorial pensando em um programa, e sim, em todos. E queremos mostrar tudo o que a secretaria tem a oferecer e está desenvolvendo para os territórios”, afirmou.

A ideia é integrar os projetos nos territórios. De acordo com o perfil de cada comunidade que seja atendida por um projeto, outra ação poderá ser inserida. É o que já acontece com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o programa do leite, que beneficiam agricultores familiares, comprando deles a sua produção para ser distribuída às famílias que vivem em situação de insegurança alimentar e nutricional ou de vulnerabilidade social.

As comunidades conhecerão os projetos que estão em execução e que ainda serão executados até o final de 2014. Destaque para o programa de construção de cisternas, o Projeto São José III, os projetos de abastecimento d’água e o projeto Paulo Freire, que receberá recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), cujo empréstimo foi autorizado pela Assembleia Legislativa.

Segundo o articulador da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (Codet), Cléber Leite, os encontros fortalecerão a gestão social dos projetos nos territórios rurais. “Há uma necessidade da integração dessas ações para que nós passamos alcançar os objetivos do desenvolvimento rural sustentável. A ideia é que todos os projetos se complementem nos territórios, atendendo às demandas contidas Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDRS) de cada um deles”, afirmou.

 

Serviço:
Encontro Territorial na Região do Cariri, a partir das 8h30min,
Local: Escola Agrícola do Crato
Rodovia CE 292 km 15

 

Outros encontros:
13/06 – Encontro Territorial nas Regiões do Centro Sul e Vale do Salgado
14/06 – Encontro Territorial no Sertão Central
15/06 – Encontro Territorial no Sertão de Canindé
19/06 – Encontro Territorial no Litoral Extremo Oeste
20/06 – Encontro Territorial em Sobral
21/06 – Encontro Territorial no Vale do Curu e Aracatiaçu
22/06 – Encontro Territorial na Serra da Ibiapaba
26/06 – Encontro Territorial no Litoral Leste
27/06 – Encontro Territorial do território Metropolitano José de Alencar

 

11.06.2012

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA