O último ciclo de fumacê na capital começa nesta segunda-feira (11)

8 de junho de 2012 - 19:36

A redução dos casos de dengue deve se confirmar ao longo deste mês de junho. De abril para maio, o total de casos confirmados no Ceará diminuiu cerca de 50%. Uma das ações responsáveis pela queda no número  de casos é o fumacê, utilizado para controlar a multiplicação do  mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. De segunda-feira (11) até sábado (15), será realizado pela Secretaria da Saúde do Estado o sexto e último ciclo de aplicação do inseticida nas ruas da capital. Já são cinco semanas consecutivas do fumacê circulando por 18.473 quarteirões de 119 bairros de Fortaleza. Até sábado, trinta veículos, sendo 25 do Ministério da Saúde e os outros cinco próprios da Sesa, farão a nebulização com inseticida. Na hora da passagem do fumacê deixem portas e janelas abertas para o inseticida alcançar o mosquito que está dentro de casa, quintais e jardins.

No controle químico realizado pelo fumacê, o inseticida só mata o mosquito adulto, que está voando. Isso significa que as famílias devem manter os cuidados com tudo que pode acumular água e servir de criadouros para o mosquito. Os ovos e as larvas são eliminados a partir da limpeza permanente de caixas d’água, tinas, potes. A multiplicação do mosquito é rápida. A fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. A fêmea, apesar de copular somente uma vez, tem capacidade de desovar várias vezes durante sua vida.

As desovas estão condicionadas à ingestão de sangue e ocorrem após 2 ou 3 dias. É durante essa alimentação que, se ela estiver infectada, pode transmitir o vírus da dengue ou se contaminar com o vírus, caso se alimente de uma pessoa que esteja com dengue. Uma vez infectada com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença. Os mosquitos Aedes aegypti ficam dentro das casas ou no peridomicílio. Geralmente procuram locais sombreados e com pouco vento para repousar.

 

08.06.2012

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira – 85 3101.5220 / 5221