Mais quatro blitze de combate à fumaça negra são realizadas no Interior

4 de junho de 2012 - 17:06

No período de 29 de maio a 1º de junho, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), promoveu blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra nos municípios de Paracuru, Umirim, Ubajara e Sobral, respectivamente. Durantes as atividades, 495 veículos foram vistoriados, o que resultou na autuação de 11, por estarem emitindo material particulado do sistema de escapamento acima do permitido pela legislação.

Todos os autuados receberam uma multa de R$ 1.239,33, pois, durante a medição, foi constatado que o índice de fumaça negra expelido era equivalente a 60% da escala de Ringelmann Reduzido, método utilizado para aferir o grau de poluição. A escala é composta de cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total, indicando 20, 40, 60, 80 e 100% de fumaça. As duas primeiras situações são as permitidas por lei.

O objetivo da Semace com essas ações é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos escapamentos dos veículos movidos a diesel que circulam com o motor desregulado. De acordo com Francisco Oliveira, coordenador do programa, a falta de manutenção nos carros é fator preponderante para que a fumaça fique fora dos padrões adequados e acabe poluindo o meio ambiente e até prejudicando a saúde humana.

 

Apoio

Durantes os três primeiros dias de blitze a Semace contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Já em Sobral, foi a vez da Federal (PRF) auxiliar a equipe da autarquia no controle do tráfego de veículos.

 

04.06.2012

Assessoria de Comunicação da Semace
Fhilipe Augusto ( fhilipe.augusto@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov