Exposição “Caminhos e Percursos de Helio Rola” é aberta no Sobrado Dr. José Lourenço

4 de junho de 2012 - 17:02

O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), iniciou neste fim de semana a exposição “Caminhos e Percursos de Helio Rola”. A exposição ficará em cartaz até o dia 5 de agosto, sempre de terça à sexta, das 09h às 19h, sábados das 10h às 19h e domingo das 10h às 14h.

Um dos artistas mais representativos das artes visuais cearenses, o também médico cientista Hélio Rôla é o homenageado do Sobrado Dr. José Lourenço com exposição elucidativa da importância de sua obra, entre 02 de junho e 05 de agosto. Em Caminhos e Percursos, o público terá acesso ao potente verbo “VER” do artista engajado, por meio de trabalhos em desenhos, colagens, esculturas, gravuras, mídias digitais e pinturas, desenvolvidos dos anos 90 aos dias atuais.

 

O Artista

Com uma trajetória iniciada nos anos 50, quando criança passa a frequentar os cursos livres da Sociedade Cearense de Artes Plásticas – SCAP, Hélio Rôla tem participação ativa na vida artística e cultural cearense, desde a década de 1960. Irrequieto e sempre atento à sua participação no mundo, Hélio Rôla constrói um dos percursos mais provocativos e fluentes no segmento de arte política. O artista combatente que desafiou a cultura local na defesa da dita Escola Chico da Silva, nos anos 1970, é o mesmo que denunciou o perigo iminente do turismo sexual que se infiltraria na Praia de Iracema, nos anos 80/90, e que não se calou com a poluição sonora “instalada” naquele bairro, que o forçou, inclusive, a deixar para trás a sua morada de uma vida inteira. Hélio vivendo hoje num sítio na Lagoa Redonda, enfrenta agora campanha contra a poluição sonora aeroviária.

A sua arte múltipla e polifônica é estandarte desta sua luta, desta sua lida pela civilidade urbana. Como podemos ver na exposição apresentada, muda-se a técnica, muda-se a linguagem, mas a cabeça do artista continua intacta. A coletânea apresentada é um grito do artista Hélio Rola pela alegria de se viver bem num mundo mais humano e feliz. Com mais possibilidades.
Atualmente se dedica à arte digital produzindo imagens junto com textos reflexivos que são enviados para uma expressiva lista de endereços na forma de e-mail, bem como na atualização e manutenção do blog: rolanet.blogspot.com.

 

Principais Exposições

2005 – Múltipla, Memorial da Cultura Cearense, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Fortaleza – CE.

1997 – Participa da Contemporary Brazilian Prints, exposição intinerante no Estados Unidos, promovida pela Universidade de Dallas, da International Print Exhibition; Portland Art Museum – USA; e da Texas International Triennial Of Grafic Art  – (Republica da Macedônia).

1996 – Pinturas Hélio Rôla – Iracema By Night, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC/USP, São Paulo – SP.

1994 – Xilogravuras, Ibeu Art Gallery, Fortaleza – CE.

1998 – Em conjunto com o artista Sérgio Pinheiro e adolescentes trabalhou em Pintura Mural em escolas públicas de Sobral – CE.

1990 – Contos Urbanos, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC, Fortaleza – CE.

1986 – Arte Postal, Prato Feito Arte, Centro Cultural São Paulo, São Paulo – SP.

1982 – Caminhos e Percursos, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC, Fortaleza – CE.

1981 – L’Artisanat du Quotidien, Paris – França.

1974 – Galeria Ponto de Arte, Rio de Janeiro RJ.

1974 – Pinturas, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC, Fortaleza – CE.

1974 – Opus Galeria, São Paulo – SP.

 

04.06.2012

Assessoria de Comunicação da Secult

Sonara Capaverde – 85 3101.6759

sonara.capaverde@secult.ce.gov.br