115 municípios do Ceará atingem meta de vacinação contra gripe

1 de junho de 2012

115 municípios do Ceará atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo contra a gripe na Campanha Nacional de Vacinação, iniciada pelo Ministério da Saúde em todo o país no dia 5 de maio. A Campanha foi encerrada, após prorrogação do término do dia 25 de maio, nesta sexta-feira (01). Esse foi o balanço até às 16h4min, conforme o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, no site pni.datasus.gov.br. O Estado até esse horário havia alcançado o percentual de 72,27% de cobertura vacinal, com 953.738 pessoas imunizadas contra três vírus da gripe, incluindo H1N1. Aos municípios que não alcançaram a meta de vacinação a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) recomenda que mantenham a rotina de imunização contra a gripe até o dia 16 deste mês.

O coordenador de promoção e proteção à saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, chama a atenção dos dois grupos que mais precisam elevar o índice de cobertura e para a importância de ficar imunizado. “Com a vacina quem mais precisa de proteção, como as gestantes e idosos, correm menos riscos de complicações e internações por infecções pelo vírus da influenza”, explica o coordenador.

Reduzir a mortalidade provocada pela doença também é objetivo da campanha. Estudos mostram que a vacinação contra influenza pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%. A população-alvo da campanha, além de gestantes e idosos, inclui crianças de seis meses a dois anos, povos indígenas e trabalhadores de saúde.

 

01.06.2012

Assessoria de Comunicação e Informação da SESA

85 3101-5220 / 5221