UPA 24h de Maranguape é a primeira a receber incentivo do Ministério da Saúde

31 de maio de 2012 - 14:27

A primeira Unidade de Pronto Atendimento do Ceará, a UPA 24 horas de Maranguape é também a primeira do Estado a ser qualificada pelo Ministério da Saúde (MS) para receber incentivo de custeio, conforme Portaria ministerial publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (30). Construída com recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, um investimento total de R$ 4 milhões, e com gestão da Prefeitura Municipal, a UPA 24 horas de Maranguape foi inaugurada em 4 de dezembro de 2011 e até o dia 26 de maio deste ano havia realizado 30.402 atendimentos.

A Portaria 2.821, de 28 de novembro de 2011, que estabelece o incentivo financeiro, fixa em R$ 300 mil o valor mensal para custeio de UPA porte II qualificada pelo Ministério da Saúde. Para a qualificação, a mesma Portaria exige inserção da unidade nas Centrais de Regulação que garanta o atendimento de urgência, além da retaguarda de leitos, de consultas especializadas, de cirurgias e procedimentos, comprovação da cobertura do SAMU 192, comprovação da cobertura da Atenção Básica em Saúde, entre outros requisitos. A qualificação da UPA 24 horas de Maranguape recebeu parecer favorável da Coordenadoria-Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde.

Localizada na Avenida Almir Pinto, no bairro Novo Maranguape II, área estratégica de acesso, a UPA 24 horas de Maranguape é a primeira de 32 que a população do Ceará terá para atendimento de casos de urgência e emergência. Além da unidade de Maranguape, há outras três UPAs 24 horas em funcionamento em Fortaleza, na Praia do Futuro, Autran Nunes e Messejana. Há ainda oito no interior com as instalações concluídas e sendo equipadas para inaugurações nos municípios de Canindé, Caucaia, Crateús, Horizonte, Eusébio, Pecém – em São Gonçalo do Amarante, Pentecoste e São Benedito.

No início deste ano, o Ministério da Saúde anunciou mas 16 UPAs para o Ceará, além das 32 já oficializadas pela Secretaria da Saúde do Estado. As UPAs 24 horas integram a nova rede de urgência e emergência em estruturação no Ceará, formada ainda pela universalização do SAMU, com quatro polos regionais.

31.05.2012

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 5221)