Sistema Integrado de Saneamento Rural é referência para Companhia alagoana

31 de maio de 2012 - 13:19

Este mês, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebeu uma solicitação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), para a cooperação na implantação de sistemas de abastecimento rurais. A meta é implantar os sistemas nas comunidades do estado de Alagoas que não possuem abastecimento de água, utilizando as técnicas de gestão já aplicadas pela Cagece no meio rural.

Já na segunda semana de junho, técnicos da Cagece farão uma visita à Casal para a realização de um diagnóstico preliminar da situação para a aplicação das ações na área de sistemas autogeridos. A parceria deve resultar em um convênio entre Cagece e a companhia alagoana para a capacitação de funcionários da Casal para implantação, coordenação e fiscalização dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisar’s).

Sisar

A maioria dos sistemas de água rurais executados pela Cagece, através do São José, é administrada pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). O Sisar começou a ser implantado no Ceará em 1996, na Bacia do Acaraú e Coreaú. Atualmente, existem oito unidades do Sisar no Ceará (uma em cada bacia hidrográfica do Estado), totalizando 614 localidades atendidas e 315 mil pessoas beneficiadas com sistema de abastecimento de água gerenciadas pelos próprios moradores.

O Sisar beneficia pequenas comunidades e visa garantir, a longo prazo, o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Companhia de forma autossustentável. Cada um desses sistemas constitui uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, formada pelas associações comunitárias representando as populações atendidas, com a participação e orientação da Cagece.

31.05.2012

Assessoria de Imprensa da Cagece

Sabrina Lemos (sabrina.lemos@cagece.com.br / 85 3101.1826 – 8878.8932)