Crianças e Adolescentes participam de Concurso Regional de Mapas do Mundo

30 de maio de 2012 - 13:53

Como forma de despertar a criatividade, a Universidade Regional do Cariri (Urca), por meio do Departamento de Geociência e Pró-Reitoria de Extensão, abriu inscrições para o Concurso Regional de Mapas do Mundo Feitos Por Crianças e Adolescentes, com inscrições abertas até o próximo dia 19 de junho. O evento estará sendo realizado pela Associação Internacional de Cartografia, que realiza o concurso desde 1993.

O tema do concurso este ano é “Meu Lugar no Mundo de Hoje”. A Universidade irá organizar a seleção regional de mapas, para a competição em nível nacional e internacional. Os 20 melhores mapas da região serão encaminhados para a Sociedade Brasileira de Cartografia. Caso os desenhos sejam selecionados em nível nacional, passarão a concorrer a premiação internacional, que se realiza durante o congresso da ICA, em Dresden, na Alemanha, em 2013.

O Pró-Reitor de Extensão da URCA, Fábio Rodrigues, afirma que o concurso deve envolver principalmente as escolas. A comissão irá selecionar os trabalhos de escolas públicas ou privadas e haverá premiação para os melhores trabalhos. “As crianças e adolescentes devem se inscrever na escola e submeter um desenho do mapa-múndi, com materiais como tinta, lápis de cera, lápis de cor, aquarelas e outros materiais”, explica. Só serão aceitos materiais no tamanho A3 ou A4.

Podem participar do concurso crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, que estejam matriculados em uma escola pública ou particular. O concurso é divido em três faixas: menores de 9 anos, entre 9 e 12 anos e entre 13 e 15 anos. Os primeiros lugares de cada faixa etária serão premiados com um tablet, um atlas, um certificado e uma camiseta. O segundo e o terceiro lugar de cada faixa receberão um atlas, um certificado e uma camiseta. Os demais colocados receberão certificado de participação e os 20 selecionados participarão da exposição itinerante promovida pela URCA/Proex e parceiros.

30.05.2012

Assessoria de Imprensa da Urca

Elizângela Santos (elizangelacariri@gmail.com / 88 3102.1213 –  8812.5525)