Arce participa do “Recicla Ceará” durante a Semana Nacional do Meio Ambiente

30 de maio de 2012 - 13:03

A Agência Reguladora de Serviços Delegados do Estado do Ceará (Arce) participa, nestas quinta (31) e sexta-feira (1), do I Seminário Cearense sobre Iniciativas de Reciclagem – Recicla Ceará. O evento, que é uma iniciativa do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), acontecerá na Sede Administrativa do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, localizada na Av. Parajana, nº 5700, no Passaré. O seminário tem como objetivo apresentar e buscar alternativas que versem sobre as políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.

A abertura do evento está programada para as 9 horas, a partir da execução do Hino Nacional e apresentação do Coral de Crianças da Associação Pequeno Mundo. Logo após, a Semana do Meio ambiente será oficialmente instalada e haverá o lançamento do Programa Recicla Ceará.  Já no período da tarde, às 14h30min, o coordenador de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará, Alceu Galvão, falará sobre “Viabilidade da Gestão integrada da Reciclagem”

De acordo com estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), R$ 8 bilhões deixam de ser economizados, por ano, pelo não aproveitamento dos materiais recicláveis. O estudo aponta, ainda, que atualmente são economizados entre 1,3 a 3,5 bilhões de reais devido às iniciativas de reciclagem, feitas por meio da coleta seletiva.  O art. 9º da Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, estabelece que na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

30.05.2012

Assessoria de Imprensa da Arce

Angélica Martins – 85 3101.1020

angelica.martins@arce.ce.gov.br