II Encontro Universitário de Paleontologia do Cariri será realizado de 30 de maio a 02 de junho

29 de maio de 2012

O Laboratório de Paleontologia da Urca (LPU) realiza de 30 de maio a 2 de junho, o II Encontro Universitário de Paleontologia e Arqueologia do Cariri, voltado a comunidade acadêmica e ao público em geral. A paleontologia tem alcançado um destaque cada vez maior nas pesquisas básicas a nível mundial, particularmente nas duas últimas décadas. Este crescimento resultou no aumento da atividade de coleta de fósseis em depósitos paleontológicos classificados como Konservat-Lagerstätten (com uma quantidade muito grande de fósseis com preservação excepcional).

Não é difícil entender que o tema é de interesse para a região, principalmente quando se fala sobre turismo da região. Até hoje, mais de 200.000 visitantes estiveram no Museu de Paleontologia da Urca em Santana do Cariri, numa cidade que tem apenas cerca de 7 mil habitantes. Número similar, à visita a Casa do Homem Cariri em Nova Olinda, para conhecer os vestígios do povo Cariri, antes da chegada dos colonizadores portugueses.

A maioria das pessoas confunde a arqueologia com a paleontologia, apesar de as duas ciências utilizarem as mesmas técnicas de investigação, elas diferem nos objetos que estudam. Os paleontólogos concentram-se no registro fóssil de organismos extintos, geralmente do passado remoto, enquanto os arqueólogos investigam evidências das culturas humanas e civilizações, bem mais recentes, principalmente dos últimos 11 mil anos.

Por fim, os dados mostram a importância da região do Cariri para que a comunidade acadêmica e público em geral conheçam essas duas ciências, que são de extrema importância científica para a Região do Cariri.

A realização de eventos dessa natureza tem como objetivo agravar o calor preservacionista dos jovens estudantes e da comunidade em geral, bem como despertar novas mentes para o estudo da Paleontologia, da Arqueologia, da evolução e biodiversidade na Região do Cariri.

 

29.05.2012

Assessoria de Imprensa da Urca
www.urca.br – Contato 88 8812.5525/3102.1213