Estiagem: Cid Gomes reunirá prefeitos nesta segunda-feira (28)

27 de maio de 2012 - 11:18

O governador Cid Gomes se reunirá com os prefeitos na próxima segunda-feira (28), às 9h30min, no Centro de Convenções, em Fortaleza. Na pauta do encontro está o plano de ação com medidas para diminuir os efeitos da estiagem nos municípios. “O Governador Cid Gomes quer agilizar a execução de todas essas políticas que já foram anunciadas pelo Governo Federal. Além disso, nós estamos pleiteando junto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mais 400 mil toneladas de milho para atender aos pequenos produtores”, informou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

O secretário Nelson Martins destaca ainda que o Governo do Estado, através da SDA, já está executando políticas públicas estruturantes para garantir a convivência com os efeitos da estiagem. Entre as políticas estão a construção de sistemas de abastecimento d’água, a construção de cisternas de placa e de quintais produtivos. “O Governador está negociando com o Governo Federal a construção de sistemas de abastecimento em comunidades mais habitadas, como sedes de municípios e distritos que estão com essa dificuldade. O valor do investimento é de aproximdadamente R$ 800 milhões”, disse.

Outras medidas já estão sendo adotadas para sanar os prejuízos causados pela seca. São elas: pagamento do Garantia Safra (R$ 680 divididos em cinco parcelas de R$ 136 para 240 mil agricultores cearenses), bolsa-estiagem (R$ 400 em cinco parcelas de R$ 80 para os agricultores não contemplados pelo Garantia Safra), fornecimento de carros-pipa (R$ 165 milhões), construção de 53.785 cisternas e 1.500 sistemas simplificados de abastecimento de água (total de R$ 180 milhões), redução dos valores de alimentação animal (redução da saca de milho de R$ 40 para R$ 18,75 para os pequenos agricultores).

Encontro com Prefeitos Municipais, às 9h30min.
Local: Centro de Convenções Edson Queiroz, avenida Washington Soares 1141, Edson Queiroz, Fortaleza-CE

27.05.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado