CEO de Limoeiro do Norte será inaugurado neste sábado (26)

25 de maio de 2012 - 18:10

O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, inauguram neste sábado (26), o Centro de Especialidades Odontológicas Dr. João Eduardo Neto, em Limoeiro do Norte, às 10 horas. O novo CEO regional, que fica na Rua Napoleão Nunes Maia, s/n, no bairro João Simões, vai atender a população de 216.392 habitantes dos 11 municípios da 10ª região de saúde: Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

O investimento na aquisição dos equipamentos de tecnologia avançada soma R$ 900 mil, recursos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Na obra, o investimento foi de R$ 1.298.519,33, recursos do governo do Estado e do BID. A população passa a ter acesso, na própria região, a atendimento especializado em saúde bucal, incluindo próteses, ortodontia, periodontia, endodontia, cirurgias, diagnóstico de câncer de boca.

Em Limoeiro do Norte,o Governo do Estado também construiu a policlínica regional. Está recebendo equipamentos para ser inaugurada e realizar consultas e exames. O CEO e a policlínica serão geridos pelo consórcio público de saúde microrregional. Os consórcios públicos de saúde são uma inovação na gestão da saúde pública do Estado. Foram implantados no governo Cid Gomes para fortalecer a regionalização e promover a interiorização dos serviços de saúde, garantindo à população atendimento perto de casa, sem sair da região. A gestão das 22 policlínicas e dos 18 Centros de Especialidades Odontológicas que integram a nova rede de assistência à saúde do Ceará é através de consórcios públicos.

Nove CEOs regionais foram entregues à população pelo Governador Cid Gomes em Crato, Russas, Ubajara, Baturité, Juazeiro do Norte, Sobral, Acaraú, Crateús, Brejo Santo, e ainda quatro policlínicas regionais em Baturité, Camocim, Tauá e Pacajus. O décimo CEO regional será inaugurado nesta sexta-feira, 25 de maio, em Itapipoca, junto com a policlínica regional.

Homenagem

O nome do CEO de Limoeiro do Norte é uma homenagem ao farmacêutico João Eduardo Neto. Natural de Russas, João Eduardo nasceu em 3 de maio de 1905. Graduou-se pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Fortaleza em 1927. Decidiu morar em Limoeiro do Norte, onde se estabeleceu como empresário no ramo de farmácia. Foi o único farmacêutico da cidade por mais de 40 anos. Como havia apenas um médico em Limoeiro, João Eduardo era diuturnamente procurado pela população. Na farmácia, prescrevia medicamentos, muitos por ele mesmo manipulados.

Em 1929 casou com Francisca Nogueira Eduardo, de tradicional família limoeirense, com quem teve um único filho, João Eckner Eduardo, odontólogo, que exerceu o mandato de prefeito de Limoeiro do Norte no período de 1970-1972.

Com pioneirismo, João Eduardo introduziu a reidratação oral, usando suas fórmulas à base de citrato de sódio e sacarose, antecipando em 60 anos a adoção desse método de combate à desnutrição. A reidratação oral foi a grande bandeira empunhada por ele na saúde de Limoeiro e cidades da região. Com o advento da penicilina, em 1928, muitas vezes transformou o salão de sua residência em enfermaria para tratar os doentes portadores de infecções.

Além de atuação na saúde, João Eduardo participou da vida social, cultural e política de Limoeiro do Norte e presidiu a Sociedade Limoeirense de Cultura e Arte. Faleceu aos 93 anos, em 1º de abril de 1998.

25.05.2012

Selma Oliveira – 85 3101.5220 / 5221