Aeroporto de Fortaleza receberá a maior volume de recursos do Brasil

25 de maio de 2012 - 21:18

Com o aumento de turistas no Ceará, veio a necessidade de ampliação do principal portão de entrada do Estado, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Por isso, a Empresa Brasileira de Infraestrutura (Infraero) assinou nesta sexta-feira (25) a ordem de serviço para início das obras de reforma, ampliação e modernização do Terminal de Passageiros (TPS), assinadas pelo governador Cid Gomes; o diretor de Engenharia da Infraestrutura, Jaime Parreira, e o superintendente Regional do Nordeste, Fernando Nicácio. “Dentre todas as reformas que a Infraero está fazendo no Brasil, a de Fortaleza é a maior obra em investimentos de infraestrutura e de maior duração”, disse o Governador.

As obras acontecerão em duas etapas. A primeira etapa, que deve começar em junho, tem previsão de término em dezembro de 2013, a tempo da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A licitação aconteceu em tempo recorde de 90 dias, o que dura normalmente 8 meses, e com a economia de R$ 15 milhões do orçamento inicial. Serão R$ 337 milhões investidos nas duas etapas. “É uma obra muito bem planejada, para interferir o mínimo possível no funcionamento do aeroporto”, disse o diretor Jaime Pereira.

O turismo é responsável por 10% da economia do Estado. Segundo o Governador, “precisamos sempre incrementar atividades turísticas no Ceará.. Por meio do turismo, todas as outras áreas são também fortalecidas. Só no período da Copa do Mundo, esperamos cerca de 7 milhões de turistas”. Com a segunda etapa da reforma, que tem previsão de conclusão para 2017, o Terminal de Passageiros terá a área aumentada dos atuais 38.500 m² para 133.829 m², além de aumentar sua capacidade operacional anual de 6,2 milhões de passageiros para 14,2 milhões.

Estiveram também na solenidade os secretários do Turismo, Bismarck Maia, e da Infraestrutura, Adail Fontenele, e o deputado federal José Guimarães.

 

25.05.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com Infraero

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)