Seminário discute campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

24 de maio de 2012

O secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado, Augusto Júnior, realizam nesta sexta feira (25), seminário com os secretários de agricultura do Ceará. Na ocasião serão debatidos assuntos relacionados à primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa e à sorologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Precisamos do apoio de todos os municípios porque as ações são para beneficiar o Ceará”, diz Augusto Júnior, presidente da Adagri.

A campanha contra a aftosa será lançada em Sobral no próximo dia 31. A campanha, que geralmente acontece em maio no Ceará, irá começar dia 1º de junho. O adiamento é devido ao processo de sorologia do Mapa. O processo da sorologia inicia dia 18 de junho, mas ações relacionadas já começaram. Na primeira quinzena de maio, 241 propriedades foram sorteadas para passar pelo procedimento. Em cada fazenda, 20 animais entre 6 e 12 meses, serão avaliados. Caso não haja animais suficientes dessa faixa etária, a idade pode se estender até os 24 meses.

O procedimento se estenderá por 30 dias. O objetivo é testar o sangue dos animais para a febre aftosa. A sorologia acontece em todos os Estados do Nordeste, com exceção da Paraíba e do Rio Grande do Norte, e serve de controle da doença.

O resultado sairá em 90 dias. Durante esse período, os animais não podem ser vendidos ou transferidos para outra propriedade. Também não será possível vacinar esses animais contra a febre aftosa. O controle será feito através de um brinco padronizado pela  Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) órgão responsável pela colheita e fiscalização no Ceará.

Na ocasião, o Secretário Nelson Martins também irá apresentar aos secretários, o Plano Estadual de Convivência com os Efeitos da Estiagem.

Serviço:
Data: sexta-feira 25/05
Hora: 9 horas
Local: Auditório do parque de exposições Governador César Cals

 

24.05.2012

Assessoria de Imprensa da Adagri

Amanda Sobreira (85 8885.9045 / 9987.5168)