Intercâmbio entre brasileiros e africanos é tema do Cultura na Praça

24 de maio de 2012 - 19:28

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza nesta sexta-feira (25), a partir das 09 horas, no auditório da Secretaria, mais uma edição do projeto Cultura na Praça, que irá homenagear o 49º aniversário da fundação da extinta Organização da Unidade Africana (OUA), atual União Africana (UA). O encontro, que traz o tema Brasil/África: Reencontros de Irmãos, visa reunir os remanescentes quilombolas do Ceará com os jovens estudantes africanos no estado, que terão a oportunidade de refletir sobre o que restou das suas identidades culturais que sofreram mudanças e acima de tudo repensar o etnocídio que as “ÁFRICAS” sofreram durante a colonização e, como num processo “recente” – a globalização, as suas culturas resistem ou se adaptam às mudanças sociais.

A programação inclui  mesas-redondas, exposição de artesanatos e fotografias, debate sobre o documentário “Negros –  a Identidade no Coração da Questão Negra”. Debatedores:  Hilário Sobrinho (Pesquisador escritor) e Franck Ribard (UFC), degustação de culinárias quilombolas e africanas e oficinas de tranças africanas.

 

União Africana (UA)

Aos 25 de maio de 2012 celebra-se em todo o mundo o 49º aniversário da fundação da extinta Organização da Unidade Africana (OUA), atual União Africana (UA). Instituição criada em Addis Abeba, capital da Etiópia, por iniciativa do imperador etíope Haile Selassie e outros líderes africanos, com a finalidade  de promover a liberdade, a democracia, direitos humanos e desenvolvimento econômico na África. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1972 para homenagear União Africana, por considerar o ano de 1960 o ano da África. O ano de 1960 tem um marco importante na luta dos povos africanos pela sua independência política. Imbuídos de convicções de liberdade e influenciados por pensadores e políticos americanos, como o Frantz Fanon, por exemplo, os movimentos nacionalistas de libertação desencadearam lutas armadas contra o poder colonial europeu e com êxito alcançaram suas independências da Europa.

 

Serviço:

Cultura na Praça
Local: Auditório da Secult – Praça do Ferreira – Rua Major Facundo, 500 – 6º andar
Data: 25 de maio
Hora: a partir das 15h

24.05.2012

Assessoria de Imprensa da Secult

Sonara Capaverde ( sonaracapaverde@gmail.com / 85 3101.6759)