Gestão cultural é tema de módulo de capacitação

24 de maio de 2012 - 13:54

Gestores culturais públicos, sociedade civil, acadêmicos e conselheiros dos Conselhos Estaduais de Cultura se reúnem até este sábado (26), no auditório do Centro Dragão do Mar, para realização  do terceiro módulo de formação do curso de Especialização em Gestão Cultural,  promovido pelo MinC, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco,   Universidade Federal Rural de Pernambuco e secretarias de cultura dos estados.

Com subsídios teóricos e práticos que permitem compreender aspectos sociais, políticos, econômicos, jurídicos e gerenciais do campo da cultura, o terceiro módulo de formação, trabalha neste primeiro dia os principais conjuntos normativos dos Direitos Culturais no Brasil, ministrado pelo prof. Francisco Humberto Cunha Filho.

Capacitando os participantes para a compreensão e aplicação dos mecanismos e instrumentos de gestão compartilhada, o grande desafio do Curso de Especialização foi em torná-lo regional, como afirma o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, “essa é uma formação importante de reconhecer a singularidades e as potencialidades para o desenvolvimento das políticas públicas de cultura por meio da residência em cada Estado”.

Com a missão de melhorar a gestão pública, Silvana Meireles, coordenadora de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, comenta que o  proposito da Fundação é acompanhar todos os módulos e que todos os gestores sabem os percalços de se realizar um curso como este   que estabelece parcerias com sete Estados.   “Acredito sinceramente que apostar na formação seja o caminho de mudança da realidade da gestão pública. O secretário Pinheiro lançou o desafio do caráter itinerante do curso, acreditando  que os resultados promovam essa mudança á partir de uma relação afetiva profissional”.

“Essa é uma experiência importante para nós e desde o primeiro momento o secretário, Francisco Pinheiro, abraçou esta ideia e tem tido todo um empenho para que a gente possa participar de forma itinerante das etapas do curso”, comenta Maninha Morais, secretária Adjunta da Cultura.

Fizeram parte da mesa de apresentação: Secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, Maninha Morais, secretária adjunta da Cultura, Silvana Meireles, coordenadora de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, Paulo Miguez, Consultor e Orientador e Cátia Lubambo, coordenadora Pedagógica do curso de Especialização em Gestão Cultural.

Mais sobre a Fundação Joaquim Nabuco: www.fundaj.gov.br/

Mais sobre Direitos Culturais: http://direitosculturais.com.br/
Mais sobre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará: http://www.secult.ce.gov.br/
24.05.2012