Licitação para gerenciamento das obras do VLT acontece nesta quarta-feira (23)

22 de maio de 2012 - 20:58

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) realiza nesta quarta-feira (23), às 9h30min, na Comissão Central de Concorrências, a licitação para a contratação de serviços especializados de engenharia para gerenciamento, supervisão, fiscalização e apoio técnico das obras civis de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Ramal Parangaba-Mucuripe. A empresa vencedora atuará no acompanhamento direto dos projetos e obras de infraestrutura, superestrutura e civis além da adequação do Ramal de Carga Parangaba-Mucuripe durante a fase pré-operacional, fornecendo também apoio técnico e acompanhamento até o seu início de operação. O valor de referência, que é o valor máximo do pregão é R$ 7.012.240,34.

O Ramal Parangaba – Mucuripe será uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O Ramal vai ser operado com VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos) e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado.

A obra promoverá a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga, objetivando  a utilização do mesmo para transporte de passageiros. O Ramal Parangaba Mucuripe passará por 22 bairros da Capital. A obra deverá estar concluída até o início do segundo semestre de 2013(inclusive final dos testes) e, uma vez concluído, deverá ser 
utilizado por 100 mil passageiros por dia.

Seis Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) fabricados pela Bom Sinal no Cariri conduzirão os passageiros. Movidos a diesel, os VLTs possuem ar-condicionado, sendo mais confortáveis que os antigos trens. Serão oito estações, sendo que as da Parangaba e do Papicu possuem projeto diferenciado, devido à integração com os terminais de ônibus. As demais estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe. Atualmente cinco frentes e trabalho estão atuando em diferentes pontos da linha onde não serão necessárias desapropriações de moradores nesta etapa.

 

22.05.2012

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65
@seinfrace (Twitter oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)