Cid Gomes se reúne com ex-presidente Lula

22 de maio de 2012 - 18:51

O governador Cid Gomes se reuniu nesta terça-feira (22), em São Paulo, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o encontro, o Governador expôs para o ex-presidente os investimentos feitos no Ceará e, sobretudo, os avanços obtidos na área da educação comprovados pelo índices de aproveitamento (Spaece-Alfa) na leitura e escrita entre os estudantes do Ensino Fundamental. Além da audiência com Lula, o governador Cid Gomes manteve, em São Paulo, reuniões com investidores.

Em seguida, o governador Cid Gomes visitou na tarde desta terça-feira (22), em Caldas, Minas Gerais, uma
unidade de tratamento de minério das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), onde existe uma planta piloto com tecnologia brasileira para extração de urânio. O objetivo foi conhecer o modelo que será utilizado também na unidade de Santa Quitéria (Usina de Itataia), no Sertão central do Ceará, onde será produzido ácido fosfórico e extraído urânio. Na planta piloto foi feita britagem e moagem de concentração mineral, produção de ácido fosfórico e adequação para extração de urânio.

Usina” É  uma rocha no estado natural e depois de um sofisticado sistema de trabalho vai transformá-lo em um produto que vai gerar ração animal e fertilizantes, coisas que o Brasil é absolutamente dependente. Nós queremos transformar a riqueza natural que nós temos na Mina de Itataia em algo que gere divisas para o país e empregos para o Estado”, finalizou Cid Gomes

O projeto da unidade de Santa Quitéria para exploração e beneficiamento  do minério de fosfato associado a urânio deverá ser de US$ 350 milhões com capacidade para extração de 1.500 toneladas de urânio por ano. Nesta quarta-feira (23), em Brasília, Cid Gomes terá um café-da-manhã com a bancada federal do Ceará, na Representação do Ceará no DF.

22.05.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil