Sobral receberá 86ª Escola Estadual de Educação Profissional

18 de maio de 2012 - 14:23

A população do município de Sobral, localizado na região norte, receberá a 86ª Escola Estadual de Educação Profissional. A inauguração será nesta segunda-feira (21), às 18 horas, com as presenças do governador Cid Gomes, da secretária Izolda Cela, e do ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Construída no padrão de qualidade estabelecido pelo MEC, a unidade tem capacidade para atender 540 alunos, em tempo integral. O investimento foi de R$ 8 milhões, oriundos dos Governos Estadual e Federal para construir, mobiliar e equipar a escola que será denominada Lysia Pimentel.

No novo espaço, os jovens terão acesso aos cursos técnicos de Paisagismo, Manutenção Automotiva, Fabricação Mecânica e Logística. Com 4,5 mil metros quadrados, a unidade é composta de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares e biblioteca. Terá Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. Dispõe ainda de quadra poliesportiva e um teatro de arena. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Para Gleiciane Oliveira, aluna do curso de Logística, a escolha de estudar na Escola Profissional, se deve ao fato de que além de preparar para a vida, o novo modelo educacional também capacita o jovem para o mercado de trabalho. “Desde de criança eu sempre sonhei em trabalhar na área administrativa e o curso de logística irá me ajudar com o conhecimento técnico para que enfim eu possa realizar meu sonho”, afirma a estudante.

A Escola ficará sob a abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Sobral, que já conta com cinco unidades com esse nível de ensino nos municípios de Hidrolândia, Massapê, Reriutaba e Sobral.

Criada em 2008, a rede estadual de educação profissional terá esse ano 95 unidades implantadas em todo o Estado, com a matrícula de 31 mil jovens. O objetivo das EEEPs é a formação profissional técnica integrada à educação básica, tendo em vista a inserção qualificada dos jovens no mundo do trabalho. Durante o terceiro ano, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É nesse período que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências individuais, desenvolvidas durante a sua formação.

Serviço: Inauguração da 86ª Escola Estadual de Educação Profissional
Data: 21/05/2012 –  Horário: 18 horas