“Nordeste do Brasil: Oportunidades & Negócios” acontece nesta sexta-feira (18)

18 de maio de 2012 - 18:57

Os nove governadores do Nordeste estão reunidos nesta sexta-feira (18), no Palácio da Abolição, com os presidentes do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Santiago, para discutir propostas de investimentos para a Região. A definição da agenda do “Nordeste do Brasil: Oportunidades & Negócios” aconteceu por iniciativa do governador Cid Gomes, no mês passado, quando aconteceu em Washington (EUA), um seminário sobre oportunidades na Região Nordeste.

Durante a reunião, o Banco do Nordeste vai apresentar aos governadores da Região o Programa de Desenvolvimento Produtivo (Prodepro), voltado para mitigar gargalos de infraestrutura econômica, ampliar a atração de investimentos, e aumentar as exportações. O programa é desenvolvido em parceria com o BID, e prevê recursos da ordem de US$ 1,2 bilhão, a serem repassados para os Estados.

Segundo Jurandir Santiago, o Prodepro Nordeste será de grande importância no financiamento das infraestruturas produtivas, como a implantação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) e as empresas que nelas se instalarem. O Programa também financiará a preparação da modelagem de projetos para Concessão, Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou mesmo os projetos básicos e executivos das obras públicas.

Encontro_Governadores

Atualmente, o Ceará é o principal parcerio do BID no Brasil, com R$ 760 milhões voltados para programas de desenvolvimento. “A reunião permitirá que estreitemos ainda mais os laços de parceria entre o Nordeste e o BID. A Região hoje está preparada para receber esses investimentos”, avalia Cid Gomes.  Segundo o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, o Banco Interamericano de Desenvolvimento tem sua história atrelada ao Nordeste brasileiro. “Os estados do Nordeste são líderes em investimentos em modernização de suas estruturas e no combate às desigualdades sociais. O BID está trabalhando para fortalecer ainda mais os estados nordestinos”, afirmou. Cerca de 50% dos financiamentos do Banco Interamericano estão localizados no Nordeste.

 

17.05.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)