Fortaleza sedia terceiro módulo do curso de Especialização em Gestão Cultural do MinC

18 de maio de 2012 - 19:55

O Ceará recebe nesta segunda-feira, 21, a partir das 8h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gestores, agentes culturais e representantes de conselhos de cultura de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, promovido pelo Ministério da cultura (MinC), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco e secretarias de Cultura. O  terceiro módulo, que acontecerá durante toda a semana, contará no primeiro dia com a presença do secretário da Cultura do estado do Ceará, Professor Pinheiro.

Com o objetivo de contribuir na formação de gestores culturais públicos e da sociedade civil, acadêmicos e conselheiros dos Conselhos Estaduais de Cultura, o curso de Especialização em Gestão Cultural traz subsídios teóricos e práticos que permitem compreender aspectos sociais, políticos, econômicos, jurídicos e gerenciais presentes no campo cultural.

Cada estado teve direito a cinco vagas, distribuídas entre servidores das Secretarias Estaduais de Cultura, gestores dos Pontos de Cultura, representantes dos Conselhos Estaduais e Municipais de cultura, e pelo menos um professor universitário da rede estadual ou federal de ensino. Para Maninha Morais, secretária Adjunta da Cultura, esta é uma oportunidade ampliar os conhecimentos, no que diz respeito, aos mecanismos e instrumentos de gestão, além de proporcionar um intercâmbio cultural entre participantes dos estados  brasileiros.

Estruturado em três eixos temáticos: políticas públicas de cultura, diversidade e desenvolvimento cultural e planejamento e gestão, a Especialização em Gestão Cultural tem a missão de  contribuir no sentido de reconhecer a singularidades e as potencialidades para o desenvolvimento das políticas públicas de cultura,  capacitando os participantes para a compreensão e aplicação dos mecanismos e instrumentos de gestão compartilhada.

Os participantes do Estado do Ceará são: Maninha Morais, secretária Adjunta da Cultura – Secretaria da Cultura do Estado do Ceará(Secult), Anchieta Cunha, Assessor de Gabinete(Secult), Norma Paula, coordenadora dos Pontos de Cultura(Secult), Aline Silva Lima (Museu do Ceará), Renato Remígio(secretário da Cultura de Limoeiro do Norte), Francisco Gladson, representante da sociedade civil do Conselho Municipal de Política Cultural e do Ponto de Cultura Sertão Cinema Cidadão de Quixadá e David Liberato, representante do Conselho Estadual de Cultura.

18.05.2012

Assessoria de Imprensa da Secult
Sonara Capaverde (sonara.capaverde@secult.ce.gov.br / 3101.6759)