Capacitações com parceiros do Garantia Safra prosseguem até sábado (19)

16 de maio de 2012 - 16:52

A Coordenação Estadual do Garantia Safra cumpre até o próximo sábado (19) calendário regional de capacitação dos parceiros municipais, com foco nas secretarias municipais de agricultura. A ação é realizada em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e consultoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o Programa no Ceará.

De acordo com o coordenador estadual do Garantia Safra, Arimatéa Gonçalves, entre outros requisitos para a liberação do benefício, há necessidade da apuração dos percentuais de perdas, através do preenchimento dos laudos de vistoria. Tais documentos são emitidos pelo sistema do Seguro da Agricultura Familiar (SEAF) e Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do MDA.

O coordenador ressalta que os laudos só são disponibilizados depois que o município realiza, eletronicamente, a solicitação de vistoria e a indicação do técnico vistoriador, ainda que este seja do quadro da Ematerce. “Já há 70 municípios, em sua maioria em áreas críticas, habilitados a executar os procedimentos indispensáveis para emissão dos laudos”, frisou.

As capacitações iniciaram no último dia 24, no Crato, Cariri, e acontecem até o próximo dia 19, em Itapipoca, no Norte do Estado. Conforme Arimatéa Gonçalves, os encontros têm sido exitosos e com frequência esperada dos atores diretamente envolvidos na implementação do Programa para essa etapa.

16.05.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105  – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA