Diretor do Museu da Língua Portuguesa realiza palestra no Dragão do Mar

15 de maio de 2012 - 17:33

Em comemoração a 10ª Semana Nacional de Museus, O Instituto de Arte e Cultura do Ceará, por meio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e do Memorial da Cultural Cearense, traz a Fortaleza o Diretor do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, Antônio Carlos de Morais Sartini. Debatendo a temática “Museus e Novas Tecnologias”, Antônio Carlos Sartini realiza palestra na quarta-feira (16), às 8 horas, no Auditório do Centro Dragão do Mar.

Antônio Carlos Sartini está à frente do Museu da Língua Portuguesa desde a sua fundação, em 2006, sendo um dos responsáveis pelo êxito desse grande projeto. O museu, que é dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial), apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos. Por conta destas inovações, tanto nas temáticas como na aplicação de novas tecnologias para o diálogo com os usuários, o Museu da Língua Portuguesa se consolidou como uma das instituições culturais mais visitadas do Brasil e da América do Sul. Além da realização de exposições, que promovem a aproximação e valorização do público com a Língua Portuguesa e a Cultura Brasileira, o espaço ainda é destinado ao intercâmbio entre os diversos países lusófonos,  a realização de cursos, palestras e seminários.

Sartini viajou por vários países para apresentar a proposta do Museu da Língua Portuguesa em palestras, conferências e seminários. O sucesso do projeto, que casa a valorização do patrimônio com o uso da tecnologia digital para conseguir uma melhor comunicação com o público, veio ao encaixe da proposta da 10ª Semana Nacional de Museus, realizada entre os dias 14 e 20 de maio, e este ano tem como tema “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus, principal incentivador do evento nacional, com tantas transformações sociais ocorrendo nos últimos anos, com o aumento dos dados e a facilidade de acesso a informações globais e, ao mesmo tempo acontece a quebra de fronteiras, surge uma valorização das identidades locais, o primeiro desafio dos museus é refletir sobre o seu papel nesse mundo em movimento. Hoje, essas instituições funcionam como pontes entre a memória e o esquecimento, o individual e o coletivo, o local e o global, o que se é, se foi e se pretende ser. A agenda anual, iniciada em 2003, tem como objetivo mobilizar os museus brasileiros a partir do esforço de concentração de suas programações em torno do mesmo tema.

A palestra de Sartini é um dos eventos na programação de comemoração da 10ª Semana Nacional de Museus no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Dentro da celebração, o Museu de Arte Contemporânea – MAC promove a oficina “Sucata Vira Brinquedo”, facilitada por Carmem Lazari, entre os dias 15 e 17, das 14 às 17h, no Hall da Biblioteca de Artes Visuais Leonilson. No dia 20, das 15 às 17h, na Biblioteca de Artes Visuais Leonilson, acontece a oficina de Leitura de Imagens para Cegos, facilitada por Aline Alves, Eloilma Moura e Gerlane Albuquerque. O Memorial da Cultura Cearense – MMC realiza visitas guiadas durante todos os dias e no mini-anfiteatro serão apresentadas peças de teatro nos dias 18 e 19. Já no dia 20, o público será recebido com contação e histórias e visita à exposição “Brinquedo: a arte do movimento”.

Mais informações: Assessoria de Comunicação do Instituto de Arte e Cultura do Ceará

10ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

INSTITUTO DE ARTE E CULTURA DO CEARÁ – IACC

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – CDMAC

Dia 16 – Auditório do Centro Dragão do Mar

08h – Coffee-breack e abertura do Evento

09h – Palestra “Museus e Novas Tecnologias”, com Antônio Carlos Sartini

Museu de Arte Contemporânea – MAC

Dia 15, 16 e 17 – hall da Biblioteca Leonilson

14 às 17h – Oficina “Sucata Vira Brinquedo”, com Carmem Lazari

Dia 20 – Biblioteca Leonilson

15 às 17h – Oficina “Leitura de Imagens para Cegos”, com Aline Alves, Eloilma Moura e Gerlane Albuquerque

Memorial da Cultural Cearense- MCC

Dia 18 – Mini-auditório do MCC
15h – Um caso de Amor Contemporâneo, com a Companhia de Teatro Ponto de Vista.
Dia 19 – Mini-auditório do MCC
17h – Um Dragão Chamado Chico (Teatro de Fantoches)
Dia 20 – Memorial da Cultural Cearense- MCC
17h – Contação de história com visita à exposição “Brinquedo: a arte do movimento”.
VISITAS GUIADAS – de terça à quinta-feira, às 17h e de sexta à domingo, às 18h.

(85)3488-8617 / 3488-8625 / 3488-8621

15.05.2012

Assessoria de Imprensa do IACC

Marco da Escóssia (85 3488.8617 – 3488.8625 – 3488.8621)