Cagece vai contribuir para o Plano de Saneamento de Fortaleza

15 de maio de 2012 - 17:01

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) firmou convênio, neste mês, com a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR). Pelo documento, a Cagece se comprometeu em dar apoio técnico e institucional para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Fortaleza (PMSB), específico para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O Plano apontará as ações necessárias para, nos próximos 20 anos, atingir a universalização dos serviços de água e esgoto. O PMSB também dará os direcionamentos para melhoria da qualidade dos serviços, além de contemplar ações de educação ambiental. A partir de 2014, qualquer município que não tiver PMSB elaborado não irá mais receber recursos do Governo Federal.O decreto que regulamenta a Lei de Saneamento 11.445/2007 na forma como foi editado impedirá o Governo Federal de repassar recursos a determinado Município, sem o respectivo planejamento municipal do setor Saneamento, a partir do exercício financeiro de 2014.

Para elaborar o PMSB, a Cagece contratará uma consultoria, dando a ela todo o suporte necessário. Os trabalhos serão em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), sob os direcionamentos de uma consultoria que coordenará também a elaboração do Plano sob os aspectos de drenagem e resíduos sólidos, estes últimos sob a responsabilidade da PMF.

15.05.2012

Assessoria de Imprensa da Cagece

Sabrina Lemos ( sabrina.lemos@cagece.com.br / 85 3101.1826 – 8878.8932)