Edital de seleção para profissionais do HRN sai em junho

14 de maio de 2012 - 12:07

Dezenas de internautas conheceram, de perto, em Sobral, o Hospital Regional Norte, que está com mais de 85% das obras prontas. Participaram no último sábado (12) da primeira “Visita Guiada” no interior do projeto do Governo do Estado do Ceará que convida quem curte o perfil do Governo do Estado na rede social facebook a conhecer as principais obras estruturantes nas diferentes áreas do serviço público estadual em fase de conclusão. Grupos de internautas já visitaram na Capital este ano o estádio Castelão, o Centro de Eventos e Metrô de Fortaleza.

No Hospital Regional Norte, caminharam, guiados pelo governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, em muitos metros dos 54 mil metros quadrados de área construída. O HRN tem esse tamanho porque vai atender toda a população da macrorregião Norte, formada por habitantes de 55 municípios, com uma população total de 1,5 milhão de habitantes.

Seleção de profissionais

O grupo de internautas manifestou curiosidades sobre diferentes aspectos da gestão e assistência do hospital. A pergunta mais recorrente foi sobre a contratação de profissionais. O Governador anunciou que no próximo mês será lançado o edital para seleção pública, feita pelo ISGH (Instituto de Gestão Hospitalar), o mesmo que realizou a seleção dos profissionais para o Hospital Regional do Cariri, construído pelo Governo do Estado e em funcionando há um ano. Sobre o número de vagas, Arruda Bastos, já havia divulgado antes da visita, durante a apresentação que fez sobre o perfil do HRN, Segundo adiantou, serão ofertadas 1.370 vagas. Desse total, mais de 600 para nível superior, incluindo as 249 para médicos.

Ao longo da caminhada pelas Unidades de assistência à mulher, da pediatria, da internação, do ensino e pesquisa e outras áreas do hospital, o Governador apresentou e detalhou para os internautas e outros convidados o perfil de assistência do hospital, mostrando que vai funcionar em cada espaço. Deixou todos informados, com ajuda de um megafone em todo o percurso da visita, que do total de 382 leitos, 199 são exclusivamente para internação. Só na torre de internação são cinco andares, cada um com 28 leitos de internação e mais 1 de isolamento. Cid Gomes também lembrou do número de leitos de UTI que a população da macorregião Norte passará a ter com o novo hospital. “Serão 70 leitos de UTI, fora os 30 leitos semi-intensivos da Unidade de Pediatria”, falou ao megafone. No primeiro pavimento do bloco da administração, o Governador chamou a atenção para o fato do HRN ser um hospital escola, com cinco salas de aula e um auditório com 113 lugares.

No novo hospital, que será o maior do interior da região Nordeste, com capacidade de realizar 60 cirurgias por dia e até 1.300 internações por mês, foram investidos R$ 229.082.947,73. Desse total, R$ 169.653.512,73 em obras e R$ 59.435,00 na aquisição de equipamentos, entre eles o aparelho de ressonância magnética. Com esse equipamento, mais uma região, além do Cariri, no Hospital Regional do Cariri, passa a ter acesso ao exame de ressonância na região onde mora. Diferente da fase anterior aos novos hospitais regionais construídos pelo Governo do Estado. Até 1 ano atrás a ressonância magnética, na rede pública, era feita apenas na capital e no HGF.

A “Visita Guiada” foi encerrada, seguindo ideia de um dos internautas, com uma fotografia, chamada entre eles de “foto  oficial”, com todos juntos em frente a torre de internação. O Governador e Arruda Bastos estiveram durante a “Visita Guiada”  acompanhados do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, do secretário municipal de saúde, Carlos Hilton e do diretor do DEA, Quintino Vieira.

14.05.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Marcus Sá / Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 8733.8213)