Começa segundo ciclo de fumacê nas ruas de Fortaleza

14 de maio de 2012 - 17:41

Trinta carros fumacê iniciam nesta segunda-feira (14), às 16h30min, o segundo ciclo de pulverização espacial de inseticida para combater a proliferação do mosquito da dengue em Fortaleza. Até a sexta-feira (19), o arrastão promovido pelo Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), da Secretaria da Saúde do Estado, percorrerá 18.473 quarteirões dos 119 bairros da Capital. Para realizar a pulverização, o Ministério da Saúde cedeu 25 carros. Os outros cinco são equipamentos próprios da Secretaria da Saúde do Estado. A recomendação é de as famílias abram janelas e portas para que o inseticida possa alcançar o mosquito que está dentro de casa, nos jardins ou nos quintais.

O controle químico do mosquito da dengue é feito com pulverização espacial de inseticida fornecidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e deve ser utilizado somente em situações de elevação dos índices de infestação predial do mosquito e de forma racional e segura. A aplicação do inseticida provoca o desalojamento do Aedes aegypti.  Atinge somente o mosquito adulto em pleno voo. Ou seja, o inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. Daí, a importância da população está mobilizada para ter cuidados e se proteger do mosquito. Não deve ficar esperando apenas pelo fumacê. Com a ventilação a uma velocidade de 6 Km/h, a ação do produto dura de 40 minutos a uma hora e meia.

A Secretaria da Saúde do Estado realizará seis ciclos de pulverização de inseticida em Fortaleza. O controle químico do mosquito da dengue foi iniciado na Capital no dia 7 de maio, com o primeiro ciclo de pulverização que se estendeu até o dia 11. Os próximos ciclos serão iniciados sempre às segundas-feiras, nos dias 21 e 28 de maio, 4 e 11 de junho.

14.05.2012

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 5221)