Centro de Saúde da UVA é inaugurado e integra complexo de saúde na Região Norte

12 de maio de 2012 - 03:00

Centro de Saúde da UVA é inaugurado e integra complexo de saúde na Região Norte

uva1Com o objetivo de interiorizar com qualidade a universidade no Estado, o governador Cid Gomes inaugurou em Sobral, neste sábado (12), o Centro de Ciências da Saúde (CCS) no Campus Derby da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).  “Esse é um empreendimento que une estrutura física e formação de pessoas, duas coisas que desenvolvem não só a universidade, mas o Estado como um todo”, definiu o reitor da UVA, Professor Antônio Colaço Martins. Foram R$ 5 milhões investidos em obras e aparelhagem da estrutura.

uva2Atualmente, são cerca de 10 mil alunos estudando nos cursos ofertados na Universidade. “O CCS fica no campus Derby, que era o campus da UVA que mais precisava de melhorias. Porém, já estou aqui na presença do Reitor pedindo que ele faça um grande projeto para os outros campi em que ainda precisam de investimentos”, anunciou o Governador.  Além dos investimentos no campus Derby, o Governo do Estado investiu mais R$ 10 milhões em infraestrutura, iluminação, construção da pró-reitoria e reforma do Núcleo de Tecnologia da Informação nos campi Betânia, CIDAO e Junco.

O novo centro, juntamente com o Hospital Regional Norte, uma policlínica e UPA 24 horas que estão sendo construídos na cidade, formam um complexo de saúde de qualidade em Sobral, que atenderá também outros municípios da região. “Esses empreendimentos em conjunto, são capazes de formar profissionais da saúde de elevada qualidade, dando melhores condições a toda a população desses municípios”, explicou o prefeito da cidade, Veveu Arruda. As novas instalações atendem a 1.500 estudantes dos cursos de Enfermagem, de Educação Física e de Pós-Graduação da UVA. O CCS possui 23 salas de uva4aula, 16 gabinetes para professores, biblioteca com e-teca, auditório com 200 lugares, área administrativa e de convivência, sete laboratórios de ensino e pesquisa, sala para os Centros Acadêmicos, Comitê de Ética e Pesquisa, banheiros, amplo estacionamento, acessos para cadeirantes, centrais de ar-condicionado em todos os ambientes, 59 computadores e mobiliário moderno.

Estiveram presentes na inauguração o Ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos, Leônidas Cristino; o secretário da Saúde, Arruda Bastos; o secretário adjunto da Ciência e Tecnologia, Almir Bittencourt; o superintendente do DAE, Quintino Vieira; o prefeito de Sobral Veveu Arruda e demais prefeitos e autoridades da região.

hrnHospital Regional Norte

Após a solenidade, o governador acompanhou a visita dos internautas às obras do Hospital Regional Norte, que fica no município de Sobral, e deverá ser inaugurado no segundo semestre deste ano. Além do Hospital do Cariri e deste, nesta semana Cid Gomes assinou ordem de serviço para o início das obras do Hospital Sertão Central, o terceiro de grande porte que vai integrar uma das maiores e mais modernas redes de assistência à saúde do País.

12.05.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado