Unidade Básica de Saúde será inaugurada em Saboeiro neste sábado (5)

4 de maio de 2012 - 16:04

A população de Saboeiro, município da macrorregião do Cariri, passa a ser acolhida e atendida em uma nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) a partir deste sábado (5). Construída com recursos do Governo do Estado, a Unidade fica no distrito de Barrinha, a 50 quilômetros da sede do município, e será inaugurada às 17 horas, com a participação do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos. Pela manhã, o Secretário receberá da Câmara Municipal, às 9h30min, o título de cidadão saboeirense, no ginásio da Escola Lídia Bezerra.

“Com a nova estrutura da unidade a população será assistida com mais conforto e os profissionais irão trabalhar em um espaço mais amplo”, afirma a secretária municipal de saúde, Nicácia de Sousa Oliveira. A UBSF, com consultórios médico, odontológico e de enfermagem,  atenderá às 800 famílias do distrito de Barrinha, ainda com salas de imunização, dispensação de medicamentos e espaço para educação em saúde. Para a secretária municipal, “o espaço tem o objetivo de promover a saúde das famílias, a partir da educação em saúde, com orientações sobre prevenção a diferentes doenças e agravos”. Ela destaca, que antes, devido a precariedade do  antigo posto de saúde, muitos serviços ficavam comprometidos por falta de espaço e estrutura. A nova UBSF tem 211 metros quadrados e foi construída de acordo com os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na macrorregião do Cariri já foram construídas 36 Unidades Básicas de Saúde da Famílias, com recursos do Governo do Estado. No Ceará, ao todo, foram 150 UBSFs, um investimento de R$ 26 milhões e 600 mil. Os 150 municípios contemplados cumpriram metas na atenção básica: realização de pelo menos quatro consultas às gestantes, cobertura de pelo menos 70% do Programa Saúde da Família e ainda adesão aos consórcios públicos de saúde, estratégia utilizada pelo Estado para o custeio compartilhado das policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs regionais).

04.05.2012

Selma Oliveira – 85 3101.5220