UECE inaugura Unidade de Pesquisa e Incubadora nesta segunda-feira (07)

4 de maio de 2012 - 20:24

UECE inaugura Unidade de Pesquisa e Incubadora nesta segunda-feira (07)

A Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica (UPTBI) e Incubadora da UECE (INCUBAUECE) será inaugurada, pelo Reitor da  Universidade Estadual do Ceará (UECE), Assis Araripe, às 16h da próxima segunda-feira (07). A solenidade acontecerá no Auditório da  UPTBI do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinária – Campus do Itaperi. Na  ocasião, ocorrerá a inauguração da Incubadora de Empresas da UECE (INCUBAUECE), cujo trabalho conjunto com a UPTBI marca o início das atividades do Parque Tecnológico da UECE. Com a implantação dessas duas novas estruturas, a UECE fortalece a sua atuação dentro do objetivo de apoiar ações no sentido de desenvolvimento do Estado, através da geração de empregos, por meio da absorção de mão de obra de profissionais altamente qualificados.

A UPTBI é o resultado de esforços dos professores/pesquisadores vinculados ao Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (LAMOFOPA) e do Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB), os quais oferecem suporte técnico científico a essa unidade. O LAMOFOPA e o NIB são partes integrantes de dois programas de pós-graduação da UECE (Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias) e o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, sendo importante ressaltar o grande incentivo e apoio recebido por parte da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) para a criação da unidade.

A Unidade é um mecanismo criado para estabelecer a relação direta entre a Instituição de Ensino e Pesquisa, UECE, e o setor produtivo público ou privado, de modo a facilitar e promover a transferência de biotecnologias geradas pela primeira, contando com seis laboratórios de pesquisa e transferência de tecnologia e inovação, nos quais empresas consolidadas ou em fase de desenvolvimento irão desenvolver e explorar produtos ou oferecer serviços de alta tecnologia para o setor produtivo ou sociedade.

Laboratórios envolvidos

Os laboratórios já estabelecidos na UPTBI são os seguintes: Laboratório de Produção in vitro de Embriões (assimido pela VITROGEN), o qual propõe atender a alta demanda dos produtores de bovinos, ovinos e caprinos do estado do Ceará; Laboratório para a exploração e desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos à base de água de coco em pó (assumido pela ACP Biotecnologia); Laboratório de Pesquisa com Célula-Tronco (assumido pela BCU Banco de Cordão Umbilical), a qual propõe implantar um banco de células-tronco expandidas para terapias celulares e diagnósticos genéticos; Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Reprodução de Caninos (assumido pela Inseminar Reprodução Animal), que propõe a implantação de um banco de sêmen canino; e Laboratório de Biologia Molecular (assumido pela OnCells) cuja proposta é oferecer um serviço de diagnóstico molecular da leishmaniose canina, bem como a sexagem de aves.

A solenidade de inauguração da UPTBI contará com a presença do Coordenador Geral da Rede Núcleo de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE), Vladimir Spinelli, que é Pró-Reitor de Planejamento e Chefe de Gabinete da Uece, da presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia do Nordeste ? FORTEC, Técia Maria Vieira, do presidente da Rede de Incubadoras, Ary Marques, da Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da UECE, Aloma Verônica Bernardo Meireles Pessoa, do Coordenador Técnico da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará – RedeNit Ceará, Luiz Eduardo dos Santos Tavares, da Coordenadora da Incubadora de Empresa do IFCE, Maria do Socorro Ribeiro da Silva, da gerente da Incubadora Tecnológica do Instituto Centec, Maria Sueli Lopes Vasconcelos, do Gerente do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base, Genésio Vasconcelos, entre outros convidados.

04.05.2012

Assessoria de Imprensa da UECE