Castelão recebe visita de internautas neste sábado (05)

4 de maio de 2012 - 18:25

A obra de reforma e modernização do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, receberá a visita de 120 pessoas neste sábado (05). O Castelão é o terceiro projeto do Governo do Estado do Ceará a receber internautas que participaram da promoção da Visita Guiada no perfil do Governo na rede social Facebook. Foram sorteadas 60 pessoas e cada uma terá direito a levar um acompanhante. A visita começa às 8h30min, no auditório Blanchard Girão, no Edifício Fares Cândido Lopes, acesso pela avenida Alberto Craveiro.

O projeto de Visita Guiada tem como proposta possibilitar que a população conheça de perto as obras estruturantes realizadas pelo Governo do Estado. A primeira visita foi realizada no dia 21 de abril ao Centro de Eventos do Ceará (CEC). O segundo projeto visitado, no dia 28 de abril, foi a Linha Sul do Metrô de Fortaleza. No Castelão, os internautas vão conferir o ritmo acelerado da obra que, segundo o último relatório do Consórcio Construtor, do dia 2 de maio, já atingiu 65,36% de execução. A arena cearense é a mais adiantada entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

No auditório Blanchard Girão, que é parte da primeira etapa do projeto do Castelão inaugurada em 2011, os internautas assistirão a uma apresentação dos detalhes da obra. Após a apresentação teórica, será a hora de ir a campo para conhecer de perto as intervenções que estão sendo feitas no estádio. A obra da arena compreende quatro etapas, executadas simultaneamente. Duas delas já foram concluídas.

A Etapa I, inaugurada em novembro do ano passado, compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). Na Etapa II, também concluída em novembro de 2011, estão Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul e inclui ainda ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão.

Já a etapa III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. O prédio já está de pé. No edifício serão instalados os 52 camarotes, as áreas vips, a área de imprensa e o estúdio de transmissão televisiva dos jogos. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 52,54% de execução. Já a Etapa IV, que compreende a finalização de todo o projeto e a interação entre as demais etapas, está com 34,98% de conclusão.

Quando concluído, o Estádio Castelão será a maior arena do Norte/Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ (sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira). A previsão é que o estádio esteja concluído em dezembro de 2012.

Ao todo, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 57 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação. Com um concorrido processo licitatório, no qual participaram quatro consórcios e uma empresa, o Governo do Estado conseguiu uma economia de R$ 99 milhões.

 

Confira lista dos internautas sorteados

http://www.facebook.com/governodoceara

Serviço
Visita Guiada à obra do Estádio Castelão
Data: 05/05
Horário: 8h30min
Acesso pelo Edifício Fares Cândido Lopes, avenida Alberto Craveiro, nº 2775

 

04.05.2012

Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014

Lisiane Linhares e Viviane Lima – +55 85 3264.5359 | 8778.0024 | 8724.2147

imprensa@secopa.ce.gov.br