Pesca da Lagosta é liberada a partir de 1º de junho

31 de Maio de 2011

O secretário da Pesca e Aquicultura do Estado, Flávio Bezerra, anuncia o início da pesca da lagosta para 2011 e a largada das embarcações credenciadas para a pesca que está autorizada a partir zero hora do próximo dia 1º de junho.

De acordo com dadaos da Secretaria da Pesca, mais de 100 embarcações partirão do Porto do Mucuripe. Os proprietários ou armadores dessas embarcações receberam autorização de seis meses para a captura da lagosta.

Através de parceria com o Ibama, com a Polícia Militar Ambiental e com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a Secretaria da Pesca realizará uma fiscalização efetiva para suprimir a pesca da lagosta com caçoeira e compressor até o final do período da pesca.

Atualmente, o Ceará conta com 1.972 licenças para a pesca da lagosta. A validade da licença é anual e se faz necessária a renovação da mesma. A expectativa dos pescadores para esse ano é positiva, tendo em vista que houve muita chuva, fator que colabora com a pesca. De acordo com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a exportação da lagosta de janeiro a dezembro de 2010 movimentou mais de U$ 60 milhões.

30.05.2011

Assessoria de Imprensa da SPA

Mona Lisa Mazza (monalisa.mazza@spa.ce.gov.br / 85 3101.6371 – 8755.6064)