Prorrogada validade das carteiras intermunicipais

30 de maio de 2011 - 19:23

Mais de 13 mil estudantes cearenses que utilizam  carteiras intermunicipais tiveram prorrogado o direito ao pagamento de meia passagem nos transportes coletivos por mais 30 dias. A Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe) resolveu prorrogar até o dia 30 de junho a validade das carteiras estudantis intermunicipais emitidas em 2010 e cuja validade terminaria nesta terça-feira (31). A medida se deve ao alto número de solicitações dos novos documentos, cerca de 3.700 apenas em maio. As novas carteiras, que serão válidas até maio de 2012, deverão ser entregues num prazo de 45 dias.

As solicitações do documento para 2011 estão sendo recebidas pelas entidades estudantis credenciadas à Cogempe,  presidida atualmente pela advogada Vilani Falcão, servidora pública ligada à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). Segundo Vilani, possuem direito ao benefício os estudantes regulamente matriculados em escolas públicas ou privadas no Ensino Fundamental, Médio, Superior ou Tecnológico que residam em outro município da mesma macrorregião.

Para solicitar a carteira o estudante deve apresentar uma foto tamanho 3×4, cópia do RG, do comprovante de endereço e de matrícula, e do recibo de taxa a ser paga mediante depósito bancário no valor de R$ 18,00. três entidades estudantis credenciadas recebem a solicitação das carteiras: Associação Metropolitana dos Estudantes (AME); Associação dos Estudantes de Fortaleza (Asesf) e a Associação dos Estudantes do Ceará (Asesc) e conveniadas. Estas recebem as solicitações e as repassam à Cogempe, responsável pelo processo de   credenciamento, fiscalização e gestão dos procedimentos relativos à expedição das carteiras.

Promoções e pontuações

As carteiras emitidas mediante parceria com a Libercard permitem o seu uso como cartão de débito, e a participação de promoções de fidelidade junto a empresas credenciadas, que premiam com direito a passagens de ônibus para outros municípios cearenses e até outros Estados, conforme a pontuação. Se atingir dez pontos o estudante ganha cinco passagens tradicionais. Com 15 pontos pode requerer uma passagem para qualquer município cearense pela Empresa Guanabara e, alcançando 30 pontos, para outras cidades do País.  Ele também terá direito a desconto de 50% na compra de passagens para os municípios de Juazeiro do Norte,
Iguatu, Crato, Barbalha ou Sobral.

30.05.2011

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante (marcos.cavalcante@seinfra.ce.gov.br / 85 3216.3763 / 65)