ESP-CE comemora Dia Mundial sem Tabaco com palestra nesta segunda-feira (30)

27 de maio de 2011 - 13:15

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária e da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, comemoram nesta segunda-feira (30), o Dia Mundial sem Tabaco – celebrado em 31 de maio, com a realização de uma palestra intitulada “Ações de Controle do Tabaco”. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a segunda causa mundial de morte, estando atrás apenas da hipertensão e, sendo responsável pelo óbito de um em cada dez adultos no mundo.

A palestra acontece às 10h, no Auditório Ciro Gomes, e será conduzida pela Dra. Vânia Regina Câmara Campelo, técnica da Gerência de Produtos Derivados do Tabaco da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O evento será gratuito, aberto à comunidade, e compõe as atividades do Curso de Vigilância Sanitária de Produtos de Interesse à Saúde, a ser realizado no período de 30 de maio a 3 de junho, também na ESP-CE.

Destinado aos técnicos de Vigilância Sanitária das Coordenadorias Regionais de Saúde-CRES de Fortaleza/Cascavel (1ª CRES), Caucaia (2ª CRES), Maracanaú (3ª CRES), Baturité (4ª CRES) e Canindé (5ª CRES), o curso tem por objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos e habilidades dos profissionais para uma ampla, multidisciplinar e multiprofissional atuação na área de Vigilância Sanitária de Produtos Relacionados à Saúde, contribuindo para o fortalecimento do processo de descentralização das ações de ANVISA.

Saiba Mais

A celebração do Dia Mundial sem Tabaco tem o objetivo de sinalizar os riscos para a saúde associados ao consumo do tabaco, e fomentar políticas públicas eficazes de redução do seu consumo. A OMS instituiu esse dia em 1987 para chamar a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e suas consequências letais.

Palestra “Ações de Controle do Tabaco”
Local: Auditório Ciro Gomes – Escola de Saúde Pública (Av. Antonio Justa, 3161 – Meireles)
Data: 30.05
Mais informações: (85) 3101.1400 / (85) 3101.1407