Governador inaugura Escola Estadual de Educação Profissional de Beberibe

24 de maio de 2011 - 17:51

O município de Beberibe, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, receberá nesta quarta-feira (25), às 17 horas, a Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima (Av. Omar Peixoto, s/n, Sítio Bom Jardim). A solenidade de inauguração contará com as presenças do governador Cid Gomes, do ministro da Educação, Fernando Haddad e da secretária estadual Izolda Cela. A unidade de ensino recebeu recursos no valor de R$ 9,1 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e do MEC.

O espaço terá capacidade para 540 alunos que farão, ao mesmo tempo, o Ensino Médio e um dos quatro cursos técnicos ofertados em Desenho da Construção Civil, Eletrotécnica, Hospedagem e Mecânica. A estrutura de 4,5 mil metros quadrados tem 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Os estudantes vão comprovar, na prática, o que aprenderam na sala de aula nos Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. A comunidade contará também com um ginásio poliesportivo e um teatro de arena.

A construção segue o padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais e foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia(DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Esta é a quarta unidade a fazer parte da 9 ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação(Crede), sediada em Horizonte, que além do município sede tem escolas localizadas em Pacajus e Cascavel. Para a coordenadora da instituição, Dóris Sandra Leão, a escola representa um marco histórico na vida acadêmica e cidadã dos jovens da região ao possibilitar novos horizontes rumo ao mercado de trabalho e à universidade.

Implantadas a partir de agosto de 2008, as EEEPs já somam 71 unidades, e estão em 54 municípios, atendendo em tempo integral, das 7 às 17 horas,  cerca de 28 mil jovens. O objetivo é a formação profissional técnica integrada à educação básica, com qualidade, desenvolvendo modelos inovadores em conteúdo, método e gestão. Um exemplo desse trabalho é o projeto Diretor de Turma, no qual um professor da escola fica responsável por uma determinada turma e acompanha seu desempenho acadêmico e pessoal. Para isso, além do diálogo com o aluno, mantém contato constate com os familiares e a direção da unidade. A ação foi estendida às demais escolas e mais de 500 aderiram à iniciativa.

Saiba mais:

Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima
Av. Omar Peixoto, s/n, Sítio Bom Jardim, Beberibe-CE (Referência: Estrada da Praia das Fontes).

ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOB ABRANGÊNCIA DA 9ª CREDE

EEEP José Maria Falcão (Pacajus)  – Cursos: Informática; Segurança do Trabalho; Enfermagem; Comércio e Secretariado.

EEEP Edson Queiroz (Cascavel) – Cursos: Agroindústria; Enfermagem; Eventos; Informática e Guia de Turismo.

EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva (Horizonte) – Cursos: Informática;  Agroindústria; Finanças; Enfermagem e Segurança do Trabalho.

24.05.2011

Assessoria de Imprensa da SEDUC

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)