Maranguapinho: Experiência cearense ganha prêmio regional

20 de maio de 2011 - 13:46

O projeto de reurbanização do rio Maranguapinho, em Fortaleza, ganhou o prêmio Selo de Mérito 2011, na categoria regional Nordeste. O prêmio, promovido pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano e pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, reconhece as experiências bem sucedidas em melhorias habitacionais e de urbanização.

Os projetos premiados serão apresentados no “Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social de 2011”, que será realizado nos dias 1º e 2 de junho, em Brasília, e receberão o “Selo de Mérito 2011” durante a Sessão Solene de Abertura, no dia 1º. O secretário das Cidades, Camilo Santana, irá receber o prêmio e fazer a apresentação da experiência cearense.

O projeto Maranguapinho está retirando famílias de áreas de risco às margens do rio Siqueira/Maranguapinho e instalando em residenciais horizontais e verticais próximos às antigas casas. As famílias são acompanhadas do cadastramento inicial aos primeiros meses na nova casa. A Secretaria mantém as relações de proximidade com os vizinhos e parentes que as famílias tinham na comunidade de origem. Além disso, há capacitação dos moradores e acompanhamento escolar das crianças.

Projeto Maranguapinho

O projeto Rio Maranguapinho, maior intervenção urbana do País, está beneficiando cerca de 350 mil pessoas de Fortaleza e de Maracanaú. Estão sendo executadas obras de dragagem, construção de conjuntos habitacionais, urbanização das margens do rio e barragem de contenção do rio para evitar alagamentos. Ao todo, estão sendo investidos R$ 497.548.859,29, do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado.

Com a conclusão do Projeto Maranguapinho um total de 9.422 famílias que moram nas margens do rio serão reassentadas. As famílias que continuarem nas proximidades do rio também serão beneficiadas com as obras de urbanização que irão interligar à avenida Mister Hull e o 4º Anel Viário, em Maracanaú, com a construção de vias paisagísticas, ciclovias, calçadão, nas duas margens, além da implantação de equipamentos de lazer.

20.05.2011

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Giselle Dutra / Márcio Teles (giselle.dutra@cidades.ce.gov.br / 85 3101.4462)